23 de xuño de 2017

CAMINHA

CÂMARA APROVOU VOTO DE LOUVOR À ATLETA MOLEDENSE ÂNGELA CHEVARRIA FERNANDES

Miguel Alves propôs a distinção e destacou qualidades desportivas e humanas

A atleta moledense Ângela Chevarria Fernandes con Miguel Alves, presidente da Câmara Municipal de Caminha 
Foto: C.M.C.


Infogauda / Caminha

 Miguel Alves fez aprovar, em reunião do Executivo, um voto de louvor à atleta moledense Ângela Chevarria Fernandes, que obteve recentemente o terceiro lugar no Campeonato de Europa de Stand Up Paddle (SUP) na vertente maratona, que decorreu em Peniche. Para o presidente da Câmara, que proporá também a atribuição de uma medalha honorífica à atleta, “este resultado iguala o resultado individual alcançado no ano passado na mesma competição e confirma a nossa conterrânea como uma das melhores atletas do mundo nesta modalidade em ascensão”. O voto foi aprovado por unanimidade.   

 A prova decorreu no passado dia 9 deste mês e, como referimos, a moledense Ângela Marta Chevarria Fernandes obteve o terceiro lugar no Campeonato de Europa de Stand Up Paddle (SUP) na vertente maratona. No terceiro e último dia de competição foi dedicado exclusivamente às difíceis provas de Race Maratona. Ângela Chevarria Fernandes foi considerada “a grande revelação desta seleção” pelos especialistas da modalidade e subiu ao pódio para receber a sua medalha de bronze individual.   

 Conforme referiu Miguel Alves no texto que submeteu a votação, o currículo da atleta, associada ao Peniche Surf Clube, “é impressionante”: “no remo, foi Campeã Nacional por 15 vezes em diferentes distâncias e embarcações e no decorrer da sua carreira internacional obteve um 4º lugar na Coupe de la Jeunesse 2000 e o 7º lugar no Campeonato do Mundo que teve lugar em Eton em 2006. No ciclismo foi Campeã Nacional de pista em velocidade, Campeã Nacional master de ciclocrosse em 2015 e 2016, duas vezes vencedora da Taça de Portugal por equipas, vencedora da Volta à Galiza em 2011 e competiu na Taça de França em longa distância durante três anos. A qualidade apresentada, fez com que representasse a Seleção Nacional em várias competições internacionais pelo mundo fora. No triatlo foi Campeã Nacional de idades na vertente de triatlo longo em 2014”.   

 Ultimamente, lembrou o presidente, “a nossa conterrânea tem-se dedicado ao Stand Up Paddle com resultados de excelência. Foi Campeã Nacional em 2014, 2015 e 2016 na vertente de SUP técnico e SUP maratona, venceu ou obteve extraordinárias classificações em provas de elite internacional, foi 3ª classificada em SUP maratona, 5º classificada em SUP técnico e 3ª classificada por equipas no Campeonato de Europa de 2016 e, há poucos dias, foi 3ª classificada em SUP maratona, 5º classificada em SUP técnico e 4ª classificada por equipas no Campeonato da Europa 2017 realizado em Peniche”.   

 O presidente destacou também, para além das evidentes qualidades desportivas e competitivas, o facto de Ângela Fernandes ser conhecida “pelas suas caraterísticas humanas ligadas à disciplina de trabalho desenvolvendo a sua profissão numa empresa familiar de distribuição de combustível que tem sede no concelho de Caminha, o que torna ainda mais relevante os resultados que obtém perante rivais que são profissionais. Além disso, a Ângela Fernandes cultiva relações de companheirismo e lealdade profunda, manifestando sempre disponibilidade para o envolvimento comunitário e a partilha de competências com aqueles que a rodeiam. É conhecida pelo seu amor à terra e pela paixão infinita que tem por Moledo e pela sua praia”.   

 Na opinião de Miguel Alves, “o perfil, percurso e resultados obtidos pela desportista Ângela Fernandes honram o concelho de Caminha e exigem louvor público. O seu testemunho, dedicação e valores, são um exemplo para toda a comunidade em geral e para os jovens em particular. Pelo que tem feito e tendo em conta a recente distinção que a coloca como uma das 3 melhores atletas da Europa na modalidade de Stand Up Paddle, a Ângela Fernandes merece o louvor do Município de Caminha”.   

 Já depois da aprovação pelo executivo, o presidente revelou que irá propor ao órgão competente o início do processo de atribuição de uma medalha honorífica à atleta, que gostaria de concretizar no mês de julho, aquando da realização da 5ª Edição da Minho Sup Race, organizada pela Escola Lalo&Wind e com o apoio da Câmara Municipal de Caminha, agendada para os dias 22 e 23 de julho de 2017, no rio Minho e na praia de Moledo.

Ningún comentario:

Publicar un comentario