15 de dec. de 2016

CAMINHA

Escultura “Memória ao Remador” inaugurada amanhã pelo ministro da Educação

Pelas 16h00, cerimónia insere-se nas comemorações dos 90 anos do Sporting Club Caminhense


Infogauda / Caminha

 O ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, participa amanhã, em Caminha, na inauguração do "Memorial ao Remador", uma escultura que homenageia os remadores caminhenses e que se insere nas comemorações dos 90 anos do Sporting Club Caminhense. Da autoria do escultor Damião Porto, a peça ficará no centro da rotunda da EN13, junto à marginal de Caminha, nas proximidades do Posto Náutico e do Parque Municipal 25 de Abril. Sábado decorrerá a sessão de entrega das faixas de campeão nacional aos atletas e dirigentes, nos Paços do Concelho. 

 O Município de Caminha associa-se às comemorações do 90º aniversário do clube, que nasceu a 14 de dezembro de 1926, tendo a sua primeira sede na Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Caminha. Com outras modalidades nos primeiros anos, o remo só foi introduzido em 1933, mas "as grandes glórias e emoções do Caminhense aconteceram efetivamente no remo, que fez com que o clube se descobrisse e trabalhasse com persistência para a conquista de novos sócios e admiradores".  

 Amanhã, sexta-feira, a inauguração da escultura está marcada para as 16h00. Segundo o seu autor, "é constituída, tecnicamente, por duas grandes peças: o remo, como elemento primordial, e dois painéis que se estendem verticalmente e que pretendem representar os rios Minho e Coura; ambos 'abraçam' o remo e elevam as marcas da pá na água como testemunho do esforço do remador. Nestes painéis emergem diferentes imagens recortadas, sendo que na face frontal é visível o logotipo do Sporting Club Caminhense e na face posterior o símbolo do clube, um leão, com vista a representar o papel do clube no desenvolvimento, apoio e acompanhamento dos remadores".  

 Damião Porto é um escultor caminhense. Residente em Moledo, abriu o seu primeiro atelier em 1994 e tem já uma vasta obra, representada em diversas coleções públicas e privadas.   

 A entrega das faixas de campeão nacional está marcada para sábado, às 18h00, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

Ningún comentario: