30 de out. de 2016

ARCOS DE VALDEVEZ

Mais investimento e mais emprego em Arcos de Valdevez 

Presidente da Câmara solicitou ao Governo apoios para melhorar o acolhimento empresarial 


Maria João Brito / Arcos de Valdevez

 O Grupo espanhol Poligal celebrou os seus 25 anos de existência e procedeu à inauguração de uma nova linha de produção na unidade fabril sedeada no Parque Empresarial das Mogueiras em Arcos de Valdevez. Este novo investimento na ordem dos 12,5 ME reveste-se de grande importância porque irá permitir criar 35 novos empregos no concelho. 

 Esta aposta contemplou a instalação de duas novas linhas produtivas – a linha polipropileno cast (CPP) e a de metalização. A linha de CPP possui a maior capacidade de produção do mercado europeu na atualidade. A linha de metalização é a primeira deste tipo instalada pela empresa espanhola em Arcos de Valdevez.  

 A sua produção destina-se quase na totalidade para a exportação, contribuindo para o aumento das exportações de Portugal, cuja faturação rondará os 105 milhões de euros em 2017. 


 João Manuel Esteves, Presidente da Câmara Municipal arcuense, fez questão de lembrar que a política de atração de investimentos para o concelho tem surtido resultados, pois estão em curso “investimentos privados no valor de mais de 35 milhões de euros, estando prevista a criação de mais de 300 postos de trabalho.” 

 Aproveitando a presença do Secretário de Estado da Indústria, João Vasconcelos, solicitou apoio para Melhorar o acolhimento empresarial através de apoios para a modernização dos Parques Empresariais e para a concretização da ligação deste Parque Empresarial das Mogueiras até ao IC28; considerou importante a implementação de um Simplex para o Investimento, um programa de desburocratização dos licenciamentos e dos processos de candidatura a fundos, bem como reforçar os incentivos fiscais e abrir concursos de apoios comunitários específicos para as empresas que se instalarem nestes territórios baixa densidade, nomeadamente para indústria, comércio tradicional e turismo. 

 O autarca rematou afirmando que a “Câmara Municipal conta com o envolvimento dos arcuenses, das empresas, das instituições e do Governo numa verdadeira parceria para criar mais emprego, criar mais rendimento, fixar população e melhorar a qualidade de vida nos Arcos de Valdevez e na região.

 O grupo Poligal, um dos principais fabricantes europeus de fabrico de película plástica para condicionamento de alimentos, com recurso a equipamentos tecnologicamente avançados de filme de polipropileno, tem 130 pessoas a trabalhar nesta unidade. É considerada a maior e mais moderna fábrica do sector instalada na Europa e produz diariamente 100 toneladas de Polipropileno. Com este novo investimento chega perto de 50 milhões de euros o valor investido em Arcos de Valdevez. 

Ningún comentario: