31 de ago. de 2016

PATRIMONIO

Um outro São Luiz de Gonzaga, em Setúbal

Cunhal do Forte São Luiz de Gonzaga, em Setúbal

JOSÉ BUIZA BADAS

 Em Setúbal Oeste, na freguesia de Nª Sra. da Anunciada, entre o Bairro do Viso e o da Reboreda, continua  plantado num outeiro o Forte de S. Luiz Gonzaga (Castelo Velho, Forte Velho). As semelhanças planimétricas com o nosso posto minhoto, no anterior artigo, referem um pentágono expresso, seiscentista, que no Minho adapta-se a um terreno quase que circular, condicionando talvez umha irregularidade em  lanta, enquanto que em Setúbal todo o plano regular é propositado. No entanto, as leis geométricas permanecem num e noutro locais, dotando-os de perenidade teórica.

 Se em S. Pedro da Torre os flancos e cortinas som mínima expressom na figura pentagonal, no Forte Velho sadino perfilam-se com rotundidade a base de forros de cantaria que venhem reforçar esse aparelho em alvenaria de pedras e tijolo. E quando isso acontecer estamos a frente dum monumento pétreo vivo, de claroscuros paramentales, a testemunhar umha memória.

 Essa memória forma parte duns protestos que em tempos formularom os moradores dumha zona que estava degradada. Perto do Forte, ao pé dele, gritava-se “Casas sim, barracas nom!, em plena ressaca posterior ao 25 de Abril. E alguma cousa conseguirom aquando agora se reclama cada vez mais,  imidamente, a parte alíquota para S. Luiz Gonzaga. Adivinham-se vantagens antecipadas numha gestom razoável do Património Histórico Edificado. Sublinhe-se que esta zona foi rebaptizada como o Bairro do Grito do Povo.

Forte de S. Luiz Gonzaga (Setúbal)

 Atribuido este posto militar a  Luis Serrão Pimentel, figura de vulto na Aula de Fortificação e Arquitetura Militar, fundada em 1647, bem como autor do “Methodo Lusitânico de desenhar as Fortificações das Praças Regulares e Irregulares”, o Forte Velho reúne os elementos dum Polígono Externo Pentagonal Regular de 312 m. de comprimento, com um Perímetro real de 400 metros e umha área de 3.100 2. Com angulaçons nos seus baluartes de entre 60º graus e 70º graus e oferecendo boas congruências, oferece planta e alçados ainda bem visíveis, com pedra, tijolo e canteados regulares como equaçom construtiva.

 Formava coerência posicional junto do velho burgo e muralha medieval setubalense (s. XVI), junto das muralhas do S. XVII e o Forte chamado da Estrela, que já desapareceu. Constituiu esquema basilar defensivo nos primeiros tempos da Restauraçom. O problema que alastra este enclave é que nom goza de algumha classificaçom oficial, que ficou circunscrito por umha malha residencial onde ainda parece nom haver unidade mútua de interesses sociais e patrimoniais e, claro está, por causa das inércias burocráticas e das preferências orçamentais de sempre.

Ningún comentario:

Publicar un comentario