25 de xul. de 2011

PÓVOA DE VARZIM

A estreia em Portugal do Pavel Haas Quartet, no 33º FIMPV


Pavel Haas Quartet


Infogauda / Póvoa de Varzim


Os notáveis da Música de Câmara Pavel Haas Quartet irão estrear-se em Portugal, no 33º Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim.
O concerto terá lugar no dia 26 de Julho, terça-feira, às 21h45, na Igreja da Lapa.

Programa

Erwin Schulhoff (1904-1942)
Quarteto nº 1 (1924)
Presto con fuoco
Allegretto con moto e con malinconia grotesca
Allegro giocoso alla slovacca
Andante molto sostenuto

Antonín Dvorák (1841-1904)
Quarteto nº 12, em Fá maior Americano (op. 96, B 179)
Allegro non troppo
Lento
Molto vivace
Finale, Vivace ma non troppo


Franz Schubert (1797-1828)
Quarteto nº 14 em Ré menor Der Tod un das Mädchen (D. 810)
Allegro non troppo
Lento
Molto vivace
Finale, Vivace ma non troppo


Pavel Haas Quartet
Desde que ganhou o Concurso Paolo Borciani de Itália, na Primavera de 2005, o Pavel Haas Quartet (PHQ) tocou nas mais prestigiadas salas de concerto do mundo e gravou três CDs pelos quais mereceu enormes elogios quer do público quer da crítica.
Na temporada de 2010/11 o PHQ regressa ao Festival Internacional de Edimburgo (onde toca uma série de dois concertos), à Schubertiade, ao Festival Dvorák de Praga e ao Wigmore Hall. Também apresentar-se-á em importantes salas de Berlim, Munique, Genebra, Madrid e San Francisco. No Outono de 2010 o Quarteto foi residente da BBC de Londres para uma série de quatro concertos. Pouco depois fez a sua estreia nos Glasgow Royal Concert Halls, na qualidade de Artists in Residence.
Os destaques mais importantes das suas actuações incluem apresentações no Carnegie Hall, Festival de Lucerna, Konzerthaus de Viena, Palau de la Musica de Barcelona, BBC Proms, a Sala de Concertos do Teatro Mariinsky de São Petersburgo, ou no Museu do Louvre de Paris.
O PHA fez recentemente uma digressão na Austrália, Estados Unidos e também no Japão, onde gravou um concerto com música de Janácek e Haas para a Televisão NHK. Em 2007, a Filarmónica de Colónia inseriu o PHQ na série ECHO Rising Stars, que permitiu uma digressão por algumas das mais prestigiadas salas de concerto do mundo. Participou no projecto da New Generation Artists da BBC, no período de 2007 a 2009. Mais recentemente, o Borletti-Buitoni Trust atribuiu ao Quarteto a bolsa Special Ensemble 2010.
O Pavel Haas Quartet gravou três CDs publicados pela Supraphon. O primeiro contém o Quarteto nº 2, Cartas Íntimas, de Janácek, e o nº 2 de Haas. Foi votado como um dos CDs do ano pelo The Daily Telegraph, CD da semana pela BBC Radio 3 e Chamber Choice pela BBC Music Magazine. O segundo disco foi publicado no Outono de 2007 e permitiu completar as gravações dos quartetos de cordas de Haas e Janacek, com o nº 1 Sonata a Kreutzer (Janácek) e os números 1 e 3 (Haas). A revista Gramophone comentou que “(…) Para descrever um CD tão importante musicalmente basta atrair um certo nível de controvérsia, mas apostaria o meu pescoço proclamando a extrema importância deste específico lançamento.”
No iníco de 2010 assistimos ao lançamento do CD mais recente: os Quartetos números 1 e 2 de Prokofiev, que foi descrito como an instant classic.
Sediado em Praga, o PHQ estudou com alguns dos mestres mundiais do género incluindo membros do Quarteto Italiano, Quarteto Mosaïques, Quarteto Borodin e Quarteto Amadeus, assim como com Walter Levin em Basileia. Trabalhou intensamente com Milan Skampa, o lendário violetista do Quarteto Smetana, e continua a usufruir de um próximo relacionamento com este mestre.
O PHQ foi buscar a sua designação ao nome do compositor checo Pavel Haas (1899-1944) prisioneiro no Theresienstadt em 1941 e tragicamente assassinado em Auschwitz três anos mais tarde. O seu legado inclui três admiráveis quartetos de cordas.
O PHQ é representado pela Intermusica.

O programa completo do 33º Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim, está disponível no
portal municipal.

Ningún comentario:

Publicar un comentario