Proteção Civil Municipal no terreno a garantir segurança, resposta e estabilidade em todo o concelho
Foto: C.M.C.
Infogauda / Caminha
Durante o dia de ontem, a Proteção Civil Municipal esteve permanentemente no terreno e em contacto direto com as entidades competentes, dando resposta a várias ocorrências relacionadas com as condições climatéricas adversas que se fazem sentir em todo o país.
Em Seixas, foi realizado o levantamento do deck na zona da ecovia junto ao rio Minho, uma vez que o seu estado de degradação representava um risco acrescido com o galgar das águas, podendo mesmo ser arrastado pela corrente.
Em Lanhelas, procedeu-se à análise das árvores em risco de queda junto à ecovia, permitindo definir intervenções preventivas e minimizar potenciais perigos para a população.
No âmbito da proteção da orla costeira, foi contactada a Agência Portuguesa do Ambiente, que se deslocou a Vila Praia de Âncora, Âncora e Moledo para avaliação da situação das dunas. Em Moledo, a situação mantém-se sob monitorização permanente. Já nas dunas dos Caldeirões, foi confirmado que estas se encontram seguras, graças às três linhas de geotêxtil aplicadas na última intervenção. A APA autorizou ainda que, assim que estejam reunidas as condições de segurança, seja retirada areia do molhe sul do Porto de Mar de Vila Praia de Âncora para estabilização da praia.
Ao final do dia, após uma análise cuidada dos riscos e em articulação com o Comandante dos Bombeiros Voluntários de Caminha e o Capitão do Porto de Mar, procedeu-se à remoção do material lenhoso que exercia pressão sobre a ponte romana de Vilar de Mouros. Esta intervenção prolongou-se pela noite, tendo sido restabelecida a normal fluidez do rio Coura nesse local.
Com responsabilidade, proximidade e ação concreta, continuamos a proteger quem vive no concelho, reforçando a segurança hoje e construindo confiança para o futuro.

Ningún comentario:
Publicar un comentario