“CAMINHA - dar mais qualidade aos anos” retoma a atividade dia 9 de fevereiro nas freguesias de Gondar e Orbacém
Infogauda / Caminha
A Unidade Móvel de Saúde do Município de Caminha retoma as idas às freguesias mais distantes do concelho a partir do dia 9 de fevereiro, e inicia em Gondar e Orbacém. Este projeto designa-se “CAMINHA - Dar mais Qualidade aos Anos” e resulta de um protocolo firmado entre o Município de Caminha e a ULSAM - Unidade Local de Saúde de Viana do Castelo. A reativação da Unidade Móvel reforça a política de saúde de proximidade do Município cujo objetivo é prestar cuidados de saúde às populações idosas, que residem nas freguesias mais distantes.
A partir segunda-feira, três vezes por semana, a Unidade Móvel de Saúde vai estar nas freguesias mais distantes do concelho: Arga (Baixo, Cima e São João), União das Freguesias de Gondar e Orbacém e Freguesia de Dem, levando cuidados de saúde diretamente a quem mais precisa. Às segundas em Gondar e Orbacém; às terças em Arga de Cima. Arga de Baixo e Arga de São João e às quintas em Dem.
Com uma equipa de enfermagem do Centro de Saúde de Caminha, este projeto aposta numa intervenção estruturada de proximidade, no âmbito da identificação precoce de fatores de risco, bem como na prevenção de complicações precoces e tardias e de incapacidades, na adesão ao regime terapêutico e na capacitação para a autogestão das complicações associadas à doença crónica.
Os objetivos essenciais são melhorar a acessibilidade aos cuidados de saúde dos utentes que residem em freguesias mais distantes das unidades de saúde, evitando que se desloquem, e efetuar uma intervenção de saúde de proximidade realizada pela equipa de enfermagem.

Ningún comentario:
Publicar un comentario