Exposição integrada nos 500 anos de Camões
• Patente nos Paços do Concelho até 30 de setembro
Infogauda / Caminha
Até 30 de setembro está patente na Sala dos Presidentes, no edifício dos Paços do Concelho, em Caminha, a exposição “500 anos de Camões: a camoniana da Fundação da Casa de Bragança”. A mostra foi inaugurada ontem, no âmbito da V Feira do Livro Luso Galaica da Ribeira Minho (que decorre até hoje) e integra as comemorações dos 500 anos autor dos Lusíadas, o poema épico sobre as descobertas portuguesas.
O concelho de Caminha torna-se assim no terceiro local a nível nacional onde a mostra pode ser vista, depois de Vila Viçosa (Vila onde se encontra a sede da Casa de Bragança) e Sintra.
Na inauguração participaram o Presidente do Conselho de Administração da Casa de Bragança, João Azevedo, e o curador, Vicente Fino, que também integra aquela instituição. Nos Paços do Concelho de Caminha podem agora ser admiradas várias publicações muito antigas de Luís de Camões, com destaque, claro, para edições de “Os Lusíadas”, além de outros documentos e obras.
Sobre a exposição, explica-se que: “ao longo dos seus 92 anos de existência, a Fundação da Casa de Bragança tem mantido o espírito que subjaz à criação da biblioteca do último rei de Portugal, D. Manuel II, através de uma política de incorporações de obras que complementam a riquíssima coleção do monarca e que se encontra à guarda da Fundação. A camoniana de D. Manuel II, cuja importância e raridade pode, em parte, ser apreciada nesta exposição, tem vindo a ser enriquecida, fruto dessa política de incorporações.
A exposição que agora se inaugura e que se insere nas celebrações dos 500 anos do nascimento de Luís de Camões, dá a conhecer algumas das mais marcantes edições da sua obra, assim como pretende assinalar, também, a evolução da iconografia relacionada com o poeta maior da língua portuguesa”.
A V Feira do Livro Luso Galaica da Ribeira Minho resulta de uma parceria que reúne as câmaras municipais de Caminha, A Guarda e O Rosal, a União de Freguesias de Caminha Matriz e Vilarelho e o Jornal Caminha@2000.
Ningún comentario:
Publicar un comentario