31 de xan. de 2025

ARCOS DE VALDEVEZ

Arcos de Valdevez abriu um Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes - CLAIM

  

O Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes de Arcos de Valdevez (CLAIM) foi esta quinta-feira inaugurado
Foto: C.M. A. de V.


María Joâo Brito / Arcos de Valdevez

 O Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes de Arcos de Valdevez (CLAIM) foi esta quinta-feira inaugurado, numa sessão presidida pelo Secretário de Estado Adjunto da Presidência, Rui Armindo Freitas, com a presença do Presidente do Conselho Diretivo da AIMA, Pedro Portugal Gaspar. 

 Arcos de Valdevez é um território, historicamente, de migração das suas gentes para outros países da Europa e para todo o Mundo. Nos últimos tempos também tem sido terra de imigrantes, albergando atualmente cerca de 30 nacionalidades. 

 Neste sentido, para a autarquia, é necessário “saber receber e integrar quem vem, da mesma forma que os arcuenses foram bem recebidos ao longo de décadas nos países para onde foram”. A criação de um CLAIM em Arcos de Valdevez, através da assinatura do Protocolo de Cooperação com a Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA), “revela-se de grande importância e é um passo significativo para uma melhor promoção e integração dos migrantes, reforçando o compromisso do Município com a diversidade, inclusão e coesão social e dando cumprimento aos objetivos previstos no Plano de Desenvolvimento Social local”, refere o autarca João Manuel Esteves. 

 O CLAIM, é um gabinete que apoia todo o processo de acolhimento e integração de migrantes, articulando com as diferentes entidades ou estruturas locais, prestando informação e apoio em diferentes áreas, tais como: regularização, nacionalidade, reagrupamento familiar, retorno voluntário, acesso à saúde e educação, acesso ao emprego, apoio social, etc. 

 Através deste protocolo o Município garante o desempenho das funções de acolhimento, informação e apoio aos cidadãos migrantes nas instalações do Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes. 

 Esta é mais uma medida de apoio ao acolhimento a quem escolhe Arcos de Valdevez para viver, que se junta a outras já implementadas pelo Município, como a criação do Gabinete de Apoio ao Emigrante e ao Investidor da Diáspora (GAE/GAID).  

 Em 2024 foi criado um balcão de atendimento e um gabinete de atendimento de apoio para tratar as temáticas da Ação Social, Educação, Habitação, Inclusão e Migração. Foi ainda celebrado um Protocolo de Colaboração com a EMAIMA com vista à abertura de um Posto de Atendimento para a resolução de processos pendentes de pedidos de Autorização de Residência a entrar em funcionamento em breve. 

 O Secretário de Estado Adjunto da Presidência, Rui Armindo Freitas, disse que a “criação deste CLAIM é um grande passo no acolhimento e legalização das pessoas, as quais são sempre bem-vindas e ajudam a desenvolver o País”. 

 Atualmente a Rede está presente de norte a sul de Portugal continental e Ilhas, sendo constituída por cerca de 160 CLAIM que resultam de parcerias estabelecidas entre a Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA) e autarquias, instituições de ensino superior ou entidades da sociedade civil que, em cooperação, promovem um atendimento integrado.

Ningún comentario:

Publicar un comentario