CINEMA
Boletim da Sessão nº 612 - “A Caixa” de Manoel de Oliveira
• Sessão em parceria com a Associação de Psiquiatria e Saúde Mental de Viana do Castelo e do Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental da ULSAM
• Sexta-feira, 25 de outubro às 21:45 no Teatro Valadares
ATENÇÃO: Lotação Limitada. Entrada Gratuita.
Locus Cinemae / Caminha
A década de noventa trouxe um frescor à carreira de Manoel de Oliveira, diretor português que já estava no panteão do cinema tanto de seu país quanto do mundo.
De 1990 até 2000, o cineasta passou a dirigir um filme por ano, aumentando sua produção de forma absurda, considerando seus oito longas gravados desde 1942. Com a idade já avançada (e Visita ou Memórias e Confissões, seu filme póstumo, já gravado desde os anos 80), Manoel foi capaz de pousar seu olhar crepuscular sob o cinema, e produzir algumas de suas mais belas obras, incluindo A Caixa (1994), que por vezes é considerado um filme menor.
Manoel fez algo pouco recorrente em sua filmografia aqui: deixou de lado a vida aristocrática para dar vida a um bairro simples de Lisboa. O Dia começa, uma multidão de pessoas bem vestidas corre pelas ruelas, sintoma da modernidade, da pressa, contraponto dialético da tradição centenária que estamos prestes a presenciar. O que fica após essa sequência de correria, são os moradores, aposentados, clientes do bar, personagens que muito me lembram os filmes dos brasileiros David Neves e Hugo Carvana, especialistas nesse cinema de boteco e malandragem. A pressa dá lugar para o ócio, o cotidiano e os costumes portugueses menos explorados pelo diretor, uma parte da história tão tradicional quanto os contos patriarcais de Castelo Branco. (…)
planocritico.com/critica-a-caixa-1994
FICHA TÉCNICA:
Título original: “A Caixa”, Portugal/França, 1994
Realização: Manoel de Oliveira
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Definições de Privacidade
Argumento: Manoel de Oliveira, baseado na peça de Prista Monteiro
Produção: Paulo Branco
Fotografia: Mário Barroso
Montagem: Valérie Loiseleux, Manoel de Oliveira
Duração: 93 minutes
FICHA ARTÍSTICA:
Luís Miguel Cintra – Cego
Glicínia Quartin – Idosa
Ruy de Carvalho – Taberneiro
Beatriz Batarda – Filha
Diogo Dória – Amigo
Isabel Ruth – Vendedora
Sofia Alves – Prostituta
Miguel Guilherme – Homem 1
António Fonseca – Homem 2
Rogério Samora – Homem 3
Programação
Ciclo Cinema e Saúde Mental em parceria com a Associação de Psiquiatria e Saúde Mental de Viana do Castelo e do Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental da ULSAM
25 de outubro, “A Caixa”, Manoel de Oliveira, Portugal / França , 1994, Sessão 612 (M/12)
Ciclo Grandes Atrizes – Marilyn Monroe
31 de outubro, “Os Meus Lábios Queimam”, Roy Ward Baker, EUA, 1952, Sessão 613 (M/18)
08 de novembro, “Os Homens Preferem as Louras”, Howard Hawks, EUA, 1953, Sessão 614 (M/6)
15 de novembro, “Niagara”, Henry Hathaway, EUA, 1953, Sessão 615 (s/ classificação)
22 de novembro, “Rio sem Regresso”, Otto Preminger, EUA, 1954, Sessão 616 (s/ classificação)
29 de novembro, “Os Inadaptados”, John Huston, EUA, 1961, Sessão 617 (s/ classificação)
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