I Encontro Regional de Clubes Ciência Viva na Escola
Professores e coordenadores de Clubes Ciência Viva participaram numa Ação de Capacitação sobre Energias Renováveis no desenvolvimento de Competências STEAM
María Joâo Brito / Arcos de Valdevez
O Centro Ciência Viva dos Arcos acolheu, no dia 16 de outubro, o I Encontro Regional de Clubes Ciência Viva na Escola.
Os Clubes Ciência Viva são uma iniciativa conjunta da Direção Geral da Educação e da Agência Ciência Viva e funcionam nas escolas como espaços abertos de contacto com a ciência e a tecnologia, para a educação e para o acesso generalizado dos alunos a práticas científicas, promovendo o ensino experimental das ciências.
No encontro estiveram presentes professores e coordenadores de Clubes Ciência Viva nas escolas, que puderam usufruir da Ação de Capacitação “As Energias Renováveis no desenvolvimento de Competências STEAM”, ministrada pelo professor David Loureiro, investigador no LNEG.
A Ação de Capacitação: "Energias Renováveis no Desenvolvimento de Competências STEAM" teve como objetivos centrais o desenvolvimento de competências STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) nos alunos e a integração das energias renováveis e da sustentabilidade nos currículos escolares.
No âmbito da candidatura ao PRR - Clubes Ciência Viva, esta ação focou-se em capacitar os professores para a implementação de projetos sobre energias renováveis, permitindo-lhes aplicar novas metodologias pedagógicas baseadas na investigação e experimentação científica.
Com a duração de 6 horas, esta ação permitiu a partilha dos trabalhos desenvolvidos pelos Clubes Ciência Viva na Escola, em prol da contribuição para o desenvolvimento da literacia científica dos alunos e da restante comunidade.
Esta iniciativa, apoiada pelo Programa Impulso Jovens STEAM, do Plano de Recuperação e Resiliência, reflete o esforço contínuo em capacitar os docentes e, através deles, os alunos, para construir uma sociedade mais consciente e preparada para os desafios ambientais e tecnológicos do futuro.
Ningún comentario:
Publicar un comentario