27 de xul. de 2021

TURISMO

Câmara Municipal de Caminha assinou memorando 

Para promoção do Caminho Português da Costa para Santiago


Miguel Alves, Presidente da Câmara Municipal de Caminha, assinando o “Memorando de Entendimento para a Promoção, Dinamização e Gestão do Caminho Português da Costa para Santiago”

Fotos: C.M.C.

Infogauda / Caminha

 O Presidente da Câmara Municipal de Caminha, Miguel Alves, participou domingo, na Maia, numa cerimónia onde foi formalizado o “Memorando de Entendimento para a Promoção, Dinamização e Gestão do Caminho Português da Costa para Santiago”, documento assinado por 10 municípios e que visa a certificação do Caminho.   

 A sessão, que aconteceu no Dia de Santiago, decorreu no Mosteiro do Divino Salvador de Moreira, foi o culminar de um intenso trabalho, que envolveu várias entidades e que permitiu organizar o dossiê de candidatura que já foi entregue na Direção Geral do Património Cultural.


Representantes dos municipios assinantes do “Memorando de Entendimento para a Promoção, Dinamização e Gestão do Caminho Português da Costa para Santiago”

   

 O Memorando foi assinado pelos municípios de Caminha, Porto, Maia, Matosinhos, Vila do Conde, Póvoa de Varzim, Esposende, Viana do Castelo, Vila Nova de Cerveira e Valença do Minho e pela Entidade Regional do Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP).   

 A ocasião incluiu um concerto pela Orquestra MSS Consorte, com música erudita do período barroco e clássico.   

 Recorde-se que a agenda Cultural do Município de Caminha dedicou a última semana ao ano Xacobeo e à promoção dos Caminhos de Santiago, nomeadamente ao Caminho Português da Costa, com a realização dos concertos “Caminho Rumo ao Eclipse – No Caminho de Santiago com Tiago Bettencourt”. Esta série de seis concertos intimistas percorreu vários “palcos” concelhios, locais de passagem dos peregrinos.   

 O primeiro destes concertos realizou-se no Forte do Cão, em Âncora, no dia 20 de julho. No dia seguinte, Tiago Bettencourt atuou no Forte da Lagarteira, em Vila Praia de Âncora; no dia 22, o local escolhido foi Santo Isidoro, em Moledo; no dia 23, Tiago Bettencourt cantou nas Pedras Ruivas, em Seixas; no dia 24, no Ferryboat, em Caminha e domingo, 25 de julho, Dia de Santiago, o encerramento foi no Cruzeiro da Independência, em Lanhelas.   

 O projeto “Caminho Rumo ao Eclipse – No Caminho de Santiago com Tiago Bettencourt” aconteceu em recintos ao ar livre, vedados, com lugares sentados e de entrada gratuita, mediante levantamento de bilhete, de acordo com as orientações da DGS aplicadas aos equipamentos e espaços culturais. Todos os concertos esgotaram os bilhetes disponíveis.

Ningún comentario:

Publicar un comentario