18 de dec. de 2019

ARCOS DE VALDEVEZ

Lançado Roteiro Poético do Vez 

Desta primeira galeria de ilustres poetas arcuenses constam os nomes de Alberto Codeço, António Cacho, Carlos da Cunha, José Terra, Orlando Codeço, Rui Castilho, Tomaz de Figueiredo e Vergílio Amaral
Fotos: C.M.A.V.

 María Joâo Brito / Arcos de Valdevez

 No passado domingo, 15 de dezembro, foi lançado o Roteiro Poético do Vez.  

 O Roteiro Poético do Vez visa integrar no espaço urbano da Vila um percurso cultural em redor das margens do Rio Vez, assente na poesia e nos poetas arcuenses que dedicaram a este curso de água, e verdadeira “alma” do concelho, a sua sensibilidade e a sua emoção. Numa primeira fase, integrará nove poetas, oito deles já desaparecidos, sendo por tal uma homenagem a uma geração fisicamente já ausente, mas que são simbolicamente representados por António Cacho que, nos seus quase 90 anos de idade, edita recorrentemente poesia, sendo sem dúvida um dos maiores nomes da Cultura do concelho e inclusive uma referência nacional para muitos poetas. 

 Desta primeira galeria de ilustres poetas arcuenses constam os nomes de Alberto Codeço, António Cacho, Carlos da Cunha, José Terra, Orlando Codeço, Rui Castilho, Tomaz de Figueiredo e Vergílio Amaral. 

 A representação e suporte destes poemas é feita por um conjunto de placas, colocadas em ambas as margens do rio. Cada uma delas contém o texto de cada um dos autores, sendo que a primeira delas integra um poema de António Cacho, representando assim, também, uma homenagem a este poeta arcuense vivo. 

 Esta é mais uma forma de enaltecer a literatura e os ilustres poetas arcuenses, perpetuando-os na memoria arcuense para além das suas obras.

Ningún comentario:

Publicar un comentario