“VEZ DE IGUALDADE” 1ª SEMANA DA IGUALDADE DE ARCOS DE VALDEVEZ
18 de outubro a 2 de Novembro
María Joâo Brito / Arcos de Valdevez
A Câmara Municipal está empenhada em potenciar o princípio da igualdade entre todas as pessoas, por forma a colmatar o desfasamento entre o reconhecimento do direito à igualdade e do respeito pela diferença e a sua concretização real e efetiva. A Cãmara Municipal aprovou um Compromisso para a Igualdade e Não Discriminação através do qual se pretende promover a igualdade entre as pessoas; promover os direitos e os princípios de igualdade e participação na vida local; adotar princípios de igualdade, integrando esta dimensão nas políticas e ações municipais; e implementar planos de ação para reforçar a igualdade e combater a discriminação e as desigualdades entre as pessoas.
O Município tem uma Conselheira para a Igualdade, a Dra. Manuela de Melo, e está a elaborar o Plano Municipal para a Igualdade.
É nesta senda que surge a 1ª Semana da Igualdade onde será convocada a Diversidade para evocar a Igualdade.
A começar pelos perfis profissionais e políticos dos oradores convidados, passando pelas diversas linguagens musicais e teatrais, integrando ações de formação e de coresponsabilização política, o programa da 1ª Semana VEZ de IGUALDADE pretende chamar a atenção de pessoas de diferentes idades e interesses para os riscos da exclusão baseada na diferença.
Combater o desconhecimento, a desinformação e o medo do “outro” é essencial para construir uma sociedade mais livre e justa.
A primeira atividade desta semana decorre já no próximo dia 18 de Outubro, sexta-feira, pelas 21h30, na Casa das Artes, com a conferência/debate: “De que falamos quando falamos de Igualdade”, com a presença de Álvaro Laborinho Lúcio.
Participe!
18.OUT | SEX
21h30
CONFERÊNCIA/DEBATE: “DE QUE FALAMOS QUANDO FALAMOS DE IGUALDADE” com ÁLVARO LABORINHO LÚCIO Auditório da Casa das Artes
Jurista e escritor. Nasceu na Nazaré há 78 anos. Foi diretor do Centro de Estudos Judiciários, vogal do Conselho Superior da Magistratura, Juiz Conselheiro do Supremo Tribunal da Justiça, professor convidado da Universidade Autónoma de Lisboa e presidente do Conselho Geral da Universidade do Minho, de que é Doutor Honoris Causa. Exerceu os cargos de Deputado, Ministro da Justiça e Ministro da República para os Açores. Tem várias obras publicadas sobre temas da Justiça e da Cidadania. Nos últimos cinco anos dedicou-se à ficção, tendo publicado três romances.
Programa completo em: www.cmav.pt
Ningún comentario:
Publicar un comentario