MUNICÍPIO DE ARCOS DE VALDEVEZ PROMOVE FORMAÇÃO DE JOVENS EMIGRANTES NO CONCELHO
María Joâo Brito / Arcos de Valdevez
O Município de Arcos de Valdevez com a colaboração da EPRALIMA– Escola Profissional do Alto Limapretende dar a conhecer à comunidade de emigrantes em França, Suíça, Bélgica e Luxemburgo e outros países da União Europeia, que os emigrantes ou os seus descendentes podem obter um diploma profissional em Portugal, similar ao BacPro (BaccalauréatProfessionnel).De referir que, entre outros apoios, a estadia, os transportes e o material didáticosão gratuitos.
Pretende-secom esta iniciativa, dar um contributo para aumentar o número de jovens com formação certificada; disponibilizar pessoas com formação profissional às empresas que se debatem com falta de trabalhadores qualificados; divulgar as oportunidades de formação e emprego no concelho; e apoiar a fixação e o regresso de pessoas ao concelho.
A região está, neste momento, em expansão. São, cada vez mais, as empresas, nomeadamente francesas, que se instalam e têmnecessidades de mãos-de-obra em diferentes áreas.
A EPRALIMA oferece um leque alargado de 9 cursos, tem 500 alunos e oferece estágios em empresas e instituições que permitem aos alunos demonstrar as suas capacidades profissionais.
Aos jovens interessados emestudaremArcos de Valdevez e obter um certificado profissional, a EPRALIMA tem os seguintes Cursos Profissionais Técnico de:
1)
Cozinha/Pastelaria;
2)
Restaurante-Bar;
3)
Eletrónica,
Automação e Comando;
4)
Desporto;
5)
Informática,
Instalação e Gestão de Redes;
6)
Proteção Civil;
7)
Animação de
Turismo;
8)
Design – Design
de Interiores/Exteriores;
9)
Esteticista.
Os alunos que vierem de França ou
outro país da União Europeia podem usufruir de:
1)
Subsídio de
refeição gratuito;
2) Alojamento
gratuito, com todas as despesas associadas;
3)
Transporte
gratuito;
4)
Todos os
materiais pedagógicos gratuitos;
5)
Seguro de
acidentes pessoais gratuito;
6) Estágios em
empresas portuguesas e estrangeiras gratuitos.
Pretende-secriar condições para que os emigrantes ou os seus descendentes possam regressar à sua Terra, obterem formação e desenvolverem a sua atividade profissional!
Os interessados poderão contactar a EPRALIMA pelo telefone 258520320, pelo email info@epralima.pt, consultar o site www.epralima.pt ou na sua sede na Rua Dr. António Pimenta Ribeiro, Apartado 102, 4970-457 Arcos de Valdevez.
Ningún comentario:
Publicar un comentario