31 de xul. de 2018

ARCOS DE VALDEVEZ

Câmara Municipal solicita redução das portagens na A3 

Aumento da atratividade e competitividade da região são os principais objetivos a atingir com esta medida  


María Joâo Brito / Arcos de Valdevez

 A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez reivindica que a redução das portagens na autoestrada A3 seja incluída nas medidas do Programa de Valorização do Interior.   

 Para a Autarquia este é um território que deve ser contemplado por esta medida, tendo em consideração que se trata de uma Região Nuts III, inserida na sua maioria nas zonas de baixa densidade, com um grande dinamismo quanto à localização empresarial, pois todos os Municípios dispõem de parques empresariais devidamente qualificados e próximos do eixo viário de ligação à Galiza. 

 Por outro lado, é também fundamental devido à relação transfronteiriça existente com a Galiza, tendo em consideração que as trocas comerciais do Alto Minho com Espanha são mais intensas, a Galiza é hoje o principal cliente português em Espanha e é cada vez mais um fenómeno de integração transfronteiriça na Península Ibérica.  De notar também que o Alto Minho situa-se a menos de 60 minutos da fábrica PSA de Vigo, a maior da Península Ibérica, podendo Portugal aproveitar o elevado potencial de acolhimento empresarial do Alto Minho. 

 Para a autarquia esta redução também trará grandes vantagens para o território, tendo em conta que o principal eixo rodoviário português de ligação internacional à Galiza é a autoestrada A3 e considerando que o posicionamento do Alto Minho, enquanto espaço de transição com a Galiza, constitui uma alavanca para a melhoria da atratividade e competitividade da região, pois poderá usufruir dos efeitos gerados pela sua participação num espaço povoado por mais de 3 milhões de habitantes e onde se localizam um conjunto de infraestruturas (aeroportos e portos) e instituições (universidades, politécnicos, centros I&D dos dois lados da fronteira) a menos de uma hora de distância que podem ser decisivas para o desenvolvimento do Alto Minho. A CIM do Alto Minho já enviou para o Governo esta proposta de redução das portagens na A3, a qual é importante para o desenvolvimento de todos os concelhos do Alto Minho. 

Ningún comentario:

Publicar un comentario