12 de abr. de 2018

ARCOS DE VALDEVEZ

75 mil euros para apoiar desenvolvimento rural e Turismo 

A Câmara Municipal celebrou um protocolo de apoio à atividade com a Associação Regional de Desenvolvimento do Alto Lima-ARDAL
Foto: C.M.A.V.

María Joâo Brito / Arcos de Valdevez

 A Câmara Municipal celebrou um protocolo de apoio à atividade com a Associação Regional de Desenvolvimento do Alto Lima-ARDAL, no valor de 75 mil euros. 

 A Ardal, atualmente a gerir a Porta do Mezio, procura, em ligação com as populações locais e todas as instituições e personalidades interessadas, promover a valorização dos recursos locais do concelho de Arcos de Valdevez. 

 Através deste protocolo a ARDAL compromete-se a fazer a dinamização da Porta do Mezio, do Parque de Campismo, a organização de Eventos em colaboração com o Município (Fins de Semana Gastronómicos, Expovez, Feira de Artes e Ofícios Tradicionais do Soajo, Dog Camp Festival, Campanha de Natal, entre outros), a promoção e comercialização de produtos locais, a elaboração do projeto do “Parque Biológico do Mezio”, bem como a elaboração de candidaturas aos vários programas comunitários. 

 De referir que Porta do Mezio tem aumentado, ano após ano, o número de visitantes ao espaço, tendo no ano de 2017 atingido os 52 425, ou seja mais 15,6% que no ano anterior. 

 Este espaço proporciona aos visitantes uma agradável experiência, revelando especial dinâmica e crescente atratividade, pois nela são regularmente promovidas uma série de atividades de educação ambiental e de desporto de natureza, quer para escolas quer para o público em geral, tais como visitas guiadas, trilhos pedestres, oficinas temáticas, workshops, atividades recreativas, etc. 

 Disponibiliza também uma área de lazer e fruição com espaços como a aldeia dos pequeninos, piscina, torre de observação, espaço de piquenique, espaço de lazer para crianças, parque escultórico, parque aventura”, no qual é possível a toda a família praticar Arborismo, Slide e Escalada. 

 Encontra-se a desenvolver novos projetos, dos quais se destacam o “Parque Biológico do Mezio”, o “Local Dark Sky no território do Parque Nacional da Peneda-Gerês” e o “Vozes das Pedras – Promoção e Valorização da Área Arqueológica do Mezio/Gião”, bem como “GNOMON – Escolas na Biosfera”, os quais têm contribuído para aumentar a atratividade desta infraestrutura de turismo e lazer.

Ningún comentario:

Publicar un comentario