22 de mar. de 2017

ARCOS DE VALDEVEZ

Trilho “Em busca das Inverneiras”


Maria João Brito / Arcos de Valdevez

 Nas terras de Soajo existe um tipo de povoamento muito típico: as Brandas e as Inverneiras. 

  Inverneira, como o nome indica, é a aldeia onde a família passa o Inverno. Localizam-se em vales, ou seja, em altitudes baixas. No princípio do Outono, as pessoas descem para a Inverneira permanecendo aí até Março. Nessa altura, sobem para a Branda, onde se fazem as sementeiras e onde se passa a maior parte do ano.  

 Contam os mais velhos que estas mudanças eram feitas com grande festa juntando-se várias famílias que partilhavam o mesmo destino. 

 Com aproximadamente 7 km, neste percurso de dificuldade fácil, iremos explorar os costumes, descobrir os pequenos aglomerados rurais, os ribeiros, a vegetação autóctone e as manadas de bovinos e ovinos que pastam nos campos verdejantes.  

 O ponto de encontro para esta aventura é no próximo dia 26 de março na Porta do Mezio, às 09:30 da manhã. Será um trilho por caminhos ancestrais onde se pode observar o quotidiano da população nas inverneiras. 

 Os interessados devem inscrever-se em www.portadomezio.pt ou através do telefone n.º 258510100 ou ainda através do correio eletrónico: portadomezio@ardal.pt 

 Mais um excelente trilho,…, mais uma oportunidade de desfrutar e vivenciar um dia numa terra recheada de beleza e tradições.

Ningún comentario:

Publicar un comentario