22 de mar. de 2017

ARCOS DE VALDEVEZ

Carne da Cachena foi rainha no fim de semana gastronómico arcuense 



 No passado fim de semana, dias 18 e 19 de março, decorreu o fim de semana gastronómico em Arcos de Valdevez, tendo a carne cachena atraído milhares de visitantes ao concelho. Ela foi a rainha das mesas dos restaurantes arcuenses, os quais apresentaram, nas suas salas repletas de comensais, mais um prato tradicional da nossa gastronomia a “Carne da Cachena com Arroz de Feijão Tarrestre”. A tenra carne Cachena proveniente de animais de raça de gado Cachena, criados em zona de montanha, acompanhada pelo feijão Tarrestre, característico das Serras da Peneda e do Soajo, fazem deste prato um sabor distinto do mundo rural e as delícias de quem o prova. 


 Atestando a qualidade deste produto autóctone, o Municipio arcuense procedeu à assinatura de um protocolo com várias entidades para dar início ao processo de constituição da Confraria Gastronómica da Carne Cachena. Uma carne de grande qualidade que foi recentemente medalhada com a medalha de ouro na edição deste ano do Concurso Nacional de Carnes Tradicionais com Nomes Qualificados. 


 Para além deste manjar, Arcos de Valdevez ofereceu outros sabores próprios da região, nomeadamente a broa de milho, a laranja de Ermelo, o bolo de discos, os charutos de ovos e os excelentes vinhos verdes.  


 Da programação desta iniciativa fizeram parte variados momentos de entretenimento, entre os quais a “Feira de Artesanato e Mercado de Sabores”, onde estiveram expostas várias peças de artesanato entre outros produtos característicos da região, mostras de raças autóctones, na Porta do Mezio, e visitas guiadas à Porta e ao Paço de Giela, a Rota dos Vinhos de Arcos de Valdevez, com visita a quintas e provas de vinhos, Workshops, demonstrações da gastronomia arcuense, através da realização de showcookings, a iniciativa “Na mesa de D. Afonso Henriques”, na qual os visitantes do Paço de Giela puderam fazer uma foto na mesa de D. Afonso Henriques (quadro desenhado) e ainda degustar o fumeiro do Vez e ainda atuações musicais.  

 O Fim de semana gastronómico é mais uma iniciativa realizada pela Câmara Municipal que permite atrair visitantes ao nosso concelho e consequentemente dinamizar a economia local.

Ningún comentario:

Publicar un comentario