WRC Vodafone Rally de Portugal nas estradas de Caminha a 20 de maio
Sucesso alcançado em 2015 garante manutenção da prova na Região Norte
Infogauda / Caminha
No próximo dia 20 de maio, o WRC Vodafone Rally de Portugal está de regresso às estradas de Caminha. Pelo segundo ano consecutivo, depois de cerca de três décadas de ausência, uma prova automobilística de impacto mundial vai animar as estradas do concelho, potenciando o turismo e a economia local e levando o nome e as imagens da nossa Terra a milhões de pessoas em todo o mundo.
Depois de um regresso à Região Norte algo atribulado em 2015, pela retirada do habitual apoio do Poder Central, a união de vários municípios, designadamente o nosso, com o Porto e Norte de Portugal tornou possível a realização da prestigiada prova.
Segundo um estudo do Centro Internacional de Investigação em Território e Turismo (CIITT) da Universidade do Algarve, em parceria com a Universidade do Minho, o Rally de Portugal 2015 gerou um impacto económico de 3 milhões de euros no concelho de Caminha.
Entretanto, o investimento feito pelo Município para que a prova pudesse ser efetuada permitiu ainda recuperar quilómetros de caminhos florestais, o que se revelaria determinante para o desempenho dos bombeiros que, cerca de uma semana depois, foram confrontados com um grande incêndio naquela parte do território caminhense.
Este ano, tal como em 2015, o Rali de Portugal realiza-se entre 19 e 22 de maio, sendo o segundo dia, sexta-feira, passado no Alto Minho. O Automóvel Club de Portugal reuniu hoje com representantes dos 14 municípios envolvidos na organização da próxima edição do WRC Vodafone Rally de Portugal, nas instalações do Turismo do Porto e Norte de Portugal. Segundo o ACP, "o encontro teve como intuito dar a conhecer, em primeira mão, às autarquias de Amarante, Baião, Caminha, Fafe, Guimarães, Lousada, Matosinhos, Mondim de Basto, Paredes, Ponte de Lima, Porto, Valongo, Viana do Castelo e Vieira do Minho, o formato da prova de 2016, depois do enorme sucesso alcançado na edição do ano passado, o que permitiu garantir a permanência do Rally de Portugal no Norte e no Campeonato do Mundo de Ralis".
"O Vodafone Rally de Portugal de 2015 foi um rali moderno, tão compacto quanto possível, tendo a seu favor o facto de se disputar numa região de grande beleza, intimamente ligada à história e ao prestígio do rali e facilmente acessível aos muitos milhares de entusiastas da modalidade, portugueses e estrangeiros, razão pela qual foi decidido manter inalterado para a edição de 2016 o essencial da estrutura da prova", adianta ainda o ACP.
Na sexta-feira, dia 20, a prova desloca-se para o Alto Minho, onde terão lugar três classificativas distintas - Ponte de Lima, Caminha e Viana do Castelo, contando cada uma delas com uma dupla passagem dos concorrentes, a primeira de manhã e a segunda durante a tarde.
"Com uma extensão total de 1.688 km, dos quais 368 km competitivos distribuídos por 19 provas de classificação, o Vodafone Rally de Portugal 2016 mantém as características que estiveram na base do sucesso da edição anterior, afirmando-se como uma prova contemporânea, compacta e perfeitamente adaptada às expectativas da FIA, do promotor e dos participantes".
Ningún comentario:
Publicar un comentario