Vai ser apresentado "António Pedro e o Teatro em Portugal" O evento insere-se na iniciativa "Leituras... Leituras 1000!"
Infogauda / Caminha
É na terra em que António Pedro decidiu viver os últimos anos da sua vida que é apresentado o livro "António Pedro e o Teatro em Portugal", de Teresa André.
A cerimónia de apresentação decorre no Sábado, dia 10 de Abril, na Biblioteca Municipal de Caminha, às 17h30. O evento está integrado na iniciativa "Abril... Leituras 1000!" da Câmara Municipal.
Vão falar sobre a obra Eugénia Vasques, Presidente do Conselho Científico da Escola Superior de Teatro e Cinema; Júlio Gago, Director do TEP (Teatro Experimental do Porto); e a autora Teresa André.
António Pedro é uma figura de referência para a história da cultura portuguesa.
Um artista que se revelou nos anos 30/40 e que desempenhou, em Portugal, o papel de introdutor das inquietações artísticas que se manifestavam na Europa.
As suas actividades ocupam um parágrafo inteiro: poeta, novelista/romancista, ensaísta, pintor, escultor, ceramista, jornalista, fundador da 1ª galeria de arte moderna em Portugal, director de uma revista de vanguarda, dramaturgo, encenador, cenógrafo, figurinista, teorizador, pedagogo, tradutor e director artístico.
Faleceu quando morava em Moledo, em 1966. A Câmara Municipal de Caminha foi a primeira no país a tomar a iniciativa de comemorar o centenário do nascimento de António Pedro. Agora, a sua influência no teatro português é apresentada sob a forma de um livro.
Depois da apresentação, "António Pedro e o Teatro em Portugal" vai poder ser adquirido, juntamente com um DVD. A autora estará disponível para autografar os exemplares de todos aqueles que o desejarem.
Ningún comentario:
Publicar un comentario