Arcos Inverno com música, tradição, gastronomia, teatro e algumas novidades
María Joâo Brito / Arcos de Valdevez
O Município de Arcos de Valdevez começa o ano de 2026 com uma programação forte, centrada na continuidade da oferta cultural ao mais alto nível, abrangendo diversos públicos e idades.
A apresentação do programa “Arcos Inverno” decorreu esta terça-feira, através de conferência de imprensa no Centro de Informação e Turismo de Arcos de Valdevez, com a presença do Presidente da Câmara Municipal, Olegário Gonçalves, e da Vice-Presidente, Emília Cerdeira.
De janeiro a abril não faltam propostas para atrair arcuenses e visitantes, com destaque para o Concerto da Banda da Sociedade Musical de Arcos de Valdevez, o Festival Sons de Vez, o Science Fest - Festival de Ciência, o Arcos TT, o Carnaval, o Arcos à Mesa, os Bois da Páscoa, a peça do Grupo Teatro do Vez (GTV) e o novo projeto Fados e Outras Canções.
Assim, janeiro começa com o grande Concerto da Banda da Sociedade Musical de Arcos de Valdevez, no próximo dia 11, no auditório da Casa das Artes. O espetáculo encerra a programação Magia de Natal e dá as boas vindas ao novo ano. O concerto acontece às 16h e é de entrada livre.
Ainda em janeiro, no dia 17, o auditório da Casa das Arte recebe o espetáculo Fado e Outras Canções, um novo projeto que nasceu do Arcos Fado Fest e que irá, certamente, encantar gerações. Com fadistas arcuenses, e não só, o Fado e Outras Canções vai, seguramente, enaltecer a tradição da alma portuguesa.
Logo a seguir, o Grupo Teatro do Vez (GTV) irá apresentar a peça “Amor de Perdição”, no dia 24 de janeiro, e em estreia absoluta.
O Cozido à Moda dos Arcos estará na ementa de 12 restaurantes do concelho para o primeiro Arcos à Mesa de 2026. Uma deliciosa receita que não deixa ninguém indiferente no palato, e que junta os vinhos verdes da região e as sobremesas típicas, como é o caso dos charutos dos Arcos. Para degustar de 31 de janeiro a 1 de fevereiro.
A 24ª edição do Sons de Vez preenche os sábados à noite de fevereiro e março, com 8 datas e 14 propostas musicais, com destaque para Tiago Bettencourt, Carlão, A Garota Não, Delfins e Milhanas. O primeiro festival do ano, e o mais antigo dedicado à música feita em Portugal, irá decorrer de 7 de fevereiro a 28 de março.
O Carnaval de Arcos de Valdevez continua a ser o Maior do Norte de Portugal e da Região Transfronteiriça e está de regresso às ruas do concelho com muita animação. Este ano, mantém a tradição de unir fronteiras, com um Cortejo que engloba várias associações e instituições locais e diversos comparsas da Galiza. A programação estende-se de 13 a 17 de fevereiro. (programa completo mais perto da data).
O Arcos TT está de volta para mais uma edição, entre os dias 4 a 7 de março. O Centro de Exposições de Arcos de Valdevez é, novamente, o local escolhido para uma mostra e venda de todas as marcas de motas, equipamentos e acessórios. No sábado, o dia é dedicado ao tradicional percurso por diversos locais e freguesias do concelho.
Também em março regressa o Alto Minho Science Fest, um festival inteiramente dedicado à ciência, que irá decorrer de 12 a 15 de março nas Oficinas de Criatividade Himalaya – Centro de Ciência Viva dos Arcos. A segunda edição promete encher os espaços com nomes e eventos que irão, certamente, atrair milhares de visitantes. Este ano, o tema é Cérebro, Saúde e Bem-Estar. (programa completo mais perto da data).
Também em março, o mundo rural ganha ainda mais destaque com os tradicionais Bois da Páscoa, que voltam a percorrer as ruas principais do concelho, atraindo milhares de pessoas. Este ano, o evento está inserido numa programação de 3 dias, com a eleição da Embaixadora dos Territórios Vinhateiros de Arcos de Valdevez e o Festival da Canção Rural. (programa completo mais perto da data)
Destaque ainda para a programação espalhada na nossa Rede de Equipamentos Culturais e Científicos, que continua a apostar em atividades lúdicas e pedagógicas, para diferentes públicos e idades. Por isso, aproveite e visite o Paço de Giela, o Centro Interpretativo do Barroco, as Oficinas de Criatividade Himalaya, a Casa das Artes e Biblioteca Municipal, o Museu da Água, a Casa do Castelo em Sistelo, o Centro Interpretativo e Etnográfico de Soajo e o Espaço Valdevez. Não faltam atividades para as famílias, para as crianças, workshops, oficinas de férias e visitas guiadas.
O programa “Arcos Inverno” continua a trazer o melhor da cultura e dos eventos, alavancado na qualidade da oferta, e atraindo visitantes ao longo dos meses.
O Município de Arcos de Valdevez continua a apostar numa programação diferenciada, reconhecida a nível regional, nacional e além-fronteiras, numa política de valorização do património, da restauração, comércio local, unidades hoteleiras e turísticas.
O “Arcos Inverno” faz parte de uma programação anual promovida pelo Município, integrada nas 4 estações, e que pretende continuar a trazer dinamismo e reconhecimento ao território, não só para quem cá vive, mas também para quem nos visita.
DESTAQUES DA PROGRAMAÇÃO
Sons de Vez – 7 de fevereiro a 28 de março
07 Fevereiro – Tiago Bettencourt + Rui Fernandes Quarteto
14 Fevereiro – Retimbrar + Homem em Catarse
21 Fevereiro – Milhanas + Daniela Galhoz
28 Fevereiro – A garota não + Amy Rigby
07 Março – Carlão
14 Março – PAUS + MONCHMONCH
21 Março – Best Youth + Ardours
28 Março – Delfins


Ningún comentario:
Publicar un comentario