20 de feb. de 2025

CAMINHA

CINEMA

Boletim da Sessão nº 627 - “Persépolis” de Vincent Paronnaud e Marjane Satrapi 

Sexta-feira, 21 de fevereiro às 21:45 no Teatro Valadares

ATENÇÃO: Lotação Limitada. Entrada Gratuita.




Locus Cinemae / Caminha

 “Persépolis” é a história de uma menina que cresce no Irão durante a Revolução islâmica, a história autobiográfica de Marjane Satrapi, que já dera origem a quatro livros de banda desenhada. É através dos olhos da destemida Marjane, de nove anos, que é vista a esperança de um povo ser destruída quando os fundamentalistas tomam o poder, forçando as mulheres a usar o véu e prendendo milhares de pessoas.  

 Inteligente e extrovertida, Marjane consegue, mesmo apesar das proibições, descobrir a cultura punk, os Abba ou os Iron Maiden. Mas quando o tio é cruelmente executado e as bombas começam a cair sobre Teerão durante a Guerra com o Iraque, o medo começa a ganhar forma. E a ousadia de Marjane torna-se uma preocupação para os pais que acabam por tomar a difícil decisão de a enviar para uma escola na Áustria. Aí, sozinha, Marjane é confundida com o fundamentalismo religioso, exactamente aquilo de que fugiu do seu país. Mas, com o tempo, acaba por ser aceite. Quando termina o liceu, Marjane decide regressar ao Irão, mas aos 24 anos percebe que não pode continuar a viver no seu país, que trocará pela França, numa decisão cheia de optimismo face ao futuro.  

 Um filme comovente, trágico e ao mesmo tempo cheio de humor, sobre a ignorância, a intolerância e a forma como há pessoas que continuam a lutar contra as suas consequências e por fazer a diferença. O elenco de vozes é familiar: Marjane tem a voz de Chiara Mastroianni e a mãe de Marjane tem a voz da mãe de Chiara, Catherine Deneuve; já a avó é interpretada por Danielle Darrieux, que, pode dizer-se, faz parte da família cinéfila da diva francesa com quem partilhou uma dezena de filmes.  

 Satrapi, que além de assinar a BD original co-realiza o filme, nasceu em Teerão em 1969, onde viveu antes de se mudar para Viena e, depois, para França. Em 2000, foi publicado o primeiro álbum da série, editado em Portugal três anos depois pelas Edições Polvo. Outro artista de BD, Vincent Parannaud – também conhecido como Winshluss, um premiado autor francês de banda desenhada alternativa – assina também a adaptação ao cinema da obra.  Distinguido com o Prémio do Júri no Festival de Cannes, o filme foi candidato ao Óscar de melhor longa-metragem de animação e, entre outras distinções, ganhou o Prémio do Público nos festivais de São Paulo e Roterdão e foi considerado o Melhor Filme de Animação pelo círculo de críticos de Nova Iorque e Los Angeles.”  

cinecartaz.publico.pt/filme/persepolis-185167 

FICHA TÉCNICA:  

Título original: “Persépolis”, França/EUA, 2007  

Realização e Argumento: Vincent Paronnaud et Marjane Satrapi  

Diálogos: Sylvie Peyrucq  

Produção: Xavier Rigault et Marc-Antoine Robert  

Música: Olivier Bernet  

Montagem: Stéphane Roche  

Duração: 95 minutos     

FICHA ARTÍSTICA:  

Versão original:  Chiara Mastroianni como Marjane adolescente e adulta  

Catherine Deneuve como mãe de Marjane  Danielle Darrieux como avó de Marjane  

Simon Abkarian como pai de Marjane  

Gabrielle Lopes Benites como Marjane criança



Programação

Ciclo Outras Cinematografias 

21 de fevereiro, “Persépolis, Vincent Paronnaud e Marjane Satrapi, França / EUA, 2007, Sessão 627 (M/12)  

28 de fevereiro, “Cafarnaum”, Nadine Labaki, Líbano / EUA / França / Chipre / Qatar / Reino Unido, 2018, Sessão 628 (M/12)     

Ciclo Cinema e Jazz 

07 de março, “Fim-de-Semana no Ascensor, Louis Malle, França, 1958, Sessão 629 (M/12)  

14 de março,  “À volta da meia-noite, Bertrand Tavernier, EUA / França, 1986, Sessão 630 (M/12)  

21 de março, “Billie, James Erskine, Reino Unido, 2019, Sessão 631 (M/12)  

28 de março, “Respect, Liesl Tommy, EUA / Canadá, 2021, Sessão 632 (M/14)





Ningún comentario:

Publicar un comentario