21 de maio de 2021

OIA

PATRIMÓNIO

Considerações paisagistas em Oia  

(148ª parte) 

Banda de escaques no escudo do mosteiro de Sobrado.
 

ENCONTROS POLIORCÉTICOS / Oia
  
  ●   Segundo  corpo  na  rua  central  sofre  o   esganamento  do  colossalismo,  concretizando-se  em  duas  colunas  da  ordem  compósita  onde  ficam  presentes  éntase  e  imóscapos  através  de  tambores  pouco  visíveis.  Tais  colunas,  assentes  em  basas  que  quebram  um  frontão  curvo,  encimando  o  entabulamento,  flanqueiam  um  vão  rectangular  acodado,  bem  como  um  escudo  imperial  bicéfalo  com  coroa  voada  e  fechada.  Fim  desta  cenografia  é  constituido  por  frontão  curvo  e  dois  ourantes  na  cimeira.  Especial  ressalva  será  posta  nos  5  arrostados  e  3  'putti'  a  salvaguardarem  Maria.  Não  são,  aliás,  os  únicos  (desdobrando  grinaldas,  acompanhando  um  aparato  de  formas  bolbosas  ou  acentuando  o  seu  realismo  físico). 

  ● Uma  operação  co-financiada  pela  União  Europeia,  Programa  Operativo  FEDER  Galicia  2014-2020,  intitulado  'A  conservação  do  ambiente  e  do  património  cultural'  fez  uma  intervenção  dupla  sobre  o  espaço  monacal  apartir  da  dita  Sala  de  Audiências  e  da  imagem  da  Virgem,  século XII,  que  em  tempos  esteve  desinstalada.  'Plaza  del  Pueblo'  ergue-se  como  lugar  de  litigio  fronteiriço  e  urbanístico  no  momento  presente.  No  entanto,  este  programa  seguiu  implementando  ações  tais  como:  

a) Datação  de  madeiras  (Universidade  de  Compostela).

b)  Análise  da  pedra  (USC).

c)  Datação  dos  morteiros  de  cal  (Universidade da Coruña). 

d) Caracterização  de  flora  (Universidade  de  Vigo).

e) Gestão  Ambiental.

f) Fotogrametria.                        



 (Xunta  galega,  pelos  vistos  e  tal  como  foi-nos  dito  por  um  monge,  fechou  as portas    do   mosteiro  no  verão  de  2020,  apenas  fazendo  avaliação  ou  vistoria  do  realizado.  Albergue  de  Peregrinos  foi  também  alvo  desta  estranha  medida).    

  ● Sobre  o  Claustro  dos  Peregrinos, século  XVII,  (todos  eles,  aliás,  do  lado  da  Epístola  )  convém  fazer  menção  das  basas  das  pilastras  estriadas  dóricas  e  das  pilastras  jónicas  do  corpo  alto  (com  fenestração  destas).  Arcos  de  volta  perfeita  a  acompanharem  o  conjunto  de  arcarias  em  escala  díspar.  

  ● Claustro  dos  Medalhões,  mais  pequeno,  oferece  quatro  ângulos  com  alegorias.  Esses  cantos  representam  a  Águia  de  São  João  bem  como  a  face  de  S.  João  Baptista  ao  lado;  símbolo  de  Maria  na  ordem  e  Daniel  ao  lado;  escudo  da  Anunciação  e  a  personagem  Micah  ao  lado  e,  finalmente,  um  símbolo  da  Congregação  Cisterciense  de  Castela  e  o  monge  Alberto.  Esta  profusão  vem  acrescentada  por  novos  bustos  (36  acima  de  cada  janela)  a  representar  figuras  bíblicas,  reis,  monges  e  por  aí  fora.  Do  século  XVII  também,  assenta  sobre  antiga  construção  românica  do  século  XII.     

(Continuará)    

Ningún comentario:

Publicar un comentario