20 de ago. de 2019

ARCOS DE VALDEVEZ

6º ENCONTRO COM A DIÁSPORA JUNTOU 40 ASSOCIAÇÕES DE 7 PAÍSES 

Convívio representa a vontade do município, do movimento associativo e dos emigrantes em participar no desenvolvimento dos Arcos de Valdevez.


María Joâo Brito / Arcos de Valdevez

 Mais de 80 conterrâneos, representantes de 40 associações sedeadas em 7 países, marcaram presença na 6ª edição do Encontro com a Diáspora, levado a cabo pela Câmara Municipal de Arcos de Valdevez.  

 A receção ao grupo teve lugar no salão nobre da Câmara Municipal dos Arcos de Valdevez, depois seguiram rumo ao Centro Interpretativo do Barroco, terminando em Soajo com uma visita pela vila e à eira dos espigueiros. 

 Este encontro, que ano após ano tem mostrado a sua força, tem como principal objetivo reforçar os laços entre a vasta comunidade de emigrantes e a sua terra natal, em termos culturais, sociais, turísticos e empresariais. Por outro lado, permite também dar mais notoriedade ao concelho e atrair mais investimento empresarial e turístico. 

 Para a Autarquia este encontro é muito importante porque permite “uma maior proximidade com a Diáspora, essencial no reforço da nossa identidade, na promoção da nossa cultura e é um meio de divulgação do nosso concelho e das nossas potencialidades, atraindo mais pessoas, nomeadamente conterrâneos, investidores e visitantes para Arcos de Valdevez”. 

 “Queremos que Arcos de Valdevez seja cada vez mais um bom concelho para viver, trabalhar, visitar e regressar”, diz também o autarca, afirmando que o concelho tem várias oportunidades para a comunidade emigrante.  

 O autarca arcuense para reforçar o envolvimento com a comunidade emigrante criou um pelouro específico dedicado às relações com a Diáspora, para promover um diálogo mais intenso entre a Autarquia e a nossa vasta comunidade de emigrantes espalhada pelo mundo. 

 Outra das medidas foi a criação do Gabinete de Apoio ao Emigrante (GAE) para esclarecer e encaminhar os emigrantes na resolução dos problemas de uma forma mais rápida e eficaz (www.cmav.pt/p/gae). 

 A Câmara Municipal tem visitado as comunidades no estrangeiro, participado em iniciativas de promoção cultural, recreativa e económicas organizadas pelos nossos conterrâneos e tem celebrado protocolos de cooperação com autarquias estrangeiras.

Ningún comentario:

Publicar un comentario