5 de xul. de 2017

ARCOS DE VALDEVEZ

RECRIAÇÃO HISTÓRICA DO RECONTRO DE VALDEVEZ DE 1141 FOI A LISBOA SURPREENDER E PROMOVER  

A apresentação contou com mais de quatro dezenas de atores que representaram D. Afonso Henriques, futuro rei de Portugal, D. Afonso VII de Leão e Castela, respetivos escudeiros e guardas e ainda músicos
Fotos: C.M.A.V.

María Joâo Brito / Arcos de Valdevez    

 Na passada quinta-feira, dia 29 de Junho, a Rua Augusta, em Lisboa, foi palco da recriação do episódio histórico Recontro de Valdevez.   
     

 A apresentação, que  contou com mais de quatro dezenas de atores que representaram D. Afonso Henriques, futuro rei de Portugal, D. Afonso VII de Leão e Castela, respetivos escudeiros e guardas e ainda músicos, surpreendeu as centenas de pessoas de várias nacionalidades que circulavam nesta artéria tão importante de Lisboa. 
     

 Esta ação em Lisboa foi o prelúdio da Recriação Histórica do Recontro de Valdevez, que ocorrerá em Arcos de Valdevez nos dias 7 a 9 de Julho, trazendo assim até à atualidade esse momento referencial da História portuguesa, utilizando para o efeito o cenário do Paço de Giela, notável Monumento Nacional recentemente reabilitado, que acolherá uma verdadeira viagem à idade média e ao século XII.  


 O Recontro de Valdevez aconteceu em 1141 quando os exércitos de Afonso Henriques, futuro primeiro rei de Portugal, e os de seu primo Afonso VII de Leão e Castela se encontraram em Arcos de Valdevez, protagonizando um dos momentos mais importantes da fundação da nacionalidade, uma contenda/torneio medieval que evitou uma batalha quase certa, dando uma importante vantagem aos portucalenses e às ambições autonomistas do seu jovem monarca. 

Ningún comentario:

Publicar un comentario