6 de xuño de 2012

CAMINHA

Tapetes de  flores   assinalam Festa do Corpo de Deus 



Na próxima quinta-feira, dia 7, as ruas de Caminha e de Vilarelho ‘vestem-se' de flores, para assinalar o dia do Corpo de Deus. Nesse dia, milhares de pessoas acorrem ao concelho para admirarem os tapetes floridos elaborados pela população local.
A Festa do Corpo de Deus é considerada o cartão de visita, a atração turística e a imagem de marca do concelho nesta altura do ano. Nesse dia, Caminha e Vilarelho são visitadas por milhares de pessoas somente para admirarem as verdadeiras obras de arte elaboradas pelos caminhenses e comissões de rua.
De facto, todos os anos, a noite que antecede o feriado é uma azáfama para os caminhenses. Passam grande parte da noite acordados, a trabalhar afincadamente, para que de manhã as ruas estejam engalanadas para receberem e surpreenderem os visitantes. Em Caminha, os tapetes floridos cobrem as ruas de S. João, do Cais, Direita, Corredoura, 16 de Setembro, Praça Conselheiro Silva Torres e o Largo Fetal Carneiro. Em Vilarelho, podem ser admirados na Rua do Corgo até à Igreja da freguesia.
Esta festividade culmina com a procissão do Santíssimo Sacramento, que terá lugar às 16h30. A Festa do Corpo de Deus é uma iniciativa do Arciprestado de Caminha, que conta com o apoio da Câmara Municipal.
No concelho de Caminha, o Dia do Corpo de Deus é uma tradição. Há muitos anos que as ruas do centro histórico de Caminha e da freguesia de Vilarelho se transformam da noite para o dia em tapetes floridos. É a forma que os caminhenses encontraram para celebrarem o "Corpus Christi - Corpo de Deus", a festa móvel da Igreja Católica, que enaltece a presença de Cristo na Eucaristia, tal como foi instituído pelo Papa João XXII em 1311.
Preparativos envolvem caminhenses e funcionários municipais
A Festa do Corpo de Deus só se realiza no dia 7, e os tapetes executam-se na noite anterior. No entanto, a população caminhense e as comissões das diferentes ruas trabalham arduamente nos preparativos há já várias semanas.
Para além das comissões de rua, os funcionários municipais têm também um papel de relevo para que os tapetes floridos continuem a atrair milhares pessoas. São eles que cortam os arbustos e os fazem chegar às comissões de rua; que recolhem as fitas e o serrim e os pintam e, ainda, que fazem a grande parte dos moldes utilizados na elaboração dos tapetes. São também os funcionários do Município que elaboram o tapete na rua em frente aos Paços do Concelho, e que este ano promete voltar a surpreender.

Ningún comentario:

Publicar un comentario