21 de xul. de 2011

PÓVOA DE VARZIM

Sond’Ar­-te Electric Ensemble apresenta obras em estreia mundial




Sond’Ar­-te Electric Ensemble, agrupamento residente do Município de Cascais
desde 2008




Infogauda / Póvoa de Varzim




No dia 23 de Julho, sábado, às 21h45, o Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim irá apresentar, no Auditório Municipal, duas obras em estreia absoluta no início do concerto pelo Sond’Ar­-te Electric Ensemble: “Ainda escutas o vento?”, de Aurélio Edler-Copes e “(in)pulso (ex)pansão”, de Luciano Campbell.
A anteceder o concerto, às 21h00, haverá um encontro informal dos compositores finalistas com o público.
Para além disso, o agrupamento de câmara irá interpretar “Lacrimae” de Christopher Bochmann, obra encomendada por Pedro Amaral, que também dirige o concerto.
Entretanto, o júri desta 6ª edição do Concurso Internacional de Composição da Póvoa de Varzim – Christopher Bochmann (Presidente), Pedro Amaral, Carlos Caires e Carlos Marecos – irá reunir-se para a atribuição de prémios e posterior anúncio do vencedor da “música de câmara” / Prémio “Associação Pró-Música da Póvoa de Varzim”.
A fechar, irá ouvir-se a obra “Mestre Gato ou O Gato das Botas”, do compositor e percussionista Miguel Azguime.

Sond'Ar-te Electric Ensemble
Fundado em Julho de 2007, o Sond'Ar-te Electric Ensemble é uma proposta totalmente inovadora no panorama musical europeu contemporâneo na medida em que conjuga de forma estruturante os instrumentos acústicos com os meios electrónicos. Ao elevadíssimo padrão de qualidade dos músicos que integram este ensemble vem associar-se a tecnologia musical de ponta que ao longo de muitos anos de investigação e experiência tem sido desenvolvida pela Miso Music Portugal no Miso Studio.
Paralelamente ao desenvolvimento e à interpretação de um novo repertório, o Sond’Ar-te Electric Ensemble assenta também a sua prática no importante repertório da música do século XX com a interpretação de algumas das obras emblemáticas que atravessam a história musical do século passado. Refira-se ainda, como ponto central da actividade do Sond’Ar-te Electric Ensemble o programa de encomendas de novas obras musicais, o concurso internacional de composição, o forum para jovens compositores, o desenvolvimento de projectos New Op-Era e ainda diversos projectos pedagógicos e de sensibilização de novos públicos.
O Sond'Ar-te Electric Ensemble estreou-se no Festival Música Viva 2007; tendo realizado, desde a sua estreia, múltiplas apresentações, em locais tão diversos como Lisboa (CCB), Porto (Casa da Música), Coimbra, Leiria, Galiza (digressão), Varsóvia (Festival Outono de Varsóvia), Paris, Berlim, Bilbao (Museu Guggeheim), Cuenca, Toulouse, Londres (Festival City of London), Açores, Tóquio...
O Sond'Ar-te Electric Ensemble é ensemble residente do Concelho de Cascais.
Consulte o programa completo do 33º Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim, no
portal municipal.


Ningún comentario:

Publicar un comentario