21 de xul. de 2011

PÓVOA DE VARZIM

Jovens talentos actuam na Póvoa em concerto de intercâmbio musical




Infogauda / Póvoa de Varzim




O concerto do dia 29 de Julho, na Igreja São José de Ribamar, marca o início das actuações da digressão “Verão 2011 BrePo” que a Orquestra de Bremen realiza até 7 de Agosto.
A 31 de Julho, irá actuar na Casa da Música, e nos 5,6 e 7 de Agosto irá dar continuidade ao intercâmbio musical na Alemanha, em St. Katharinen-Kirche, Braunschweig; Lutherkirche, Leer e Kirche Unser Lieben Frauen, Bremen, respectivamente.

Programa:
Felix Mendelssohn-Bartholdy (1809-1847)
Abertura “Hebriden” op. 26
Cláudio Rocha Moreira (1989)
FREYJA – Concerto para Trombone baixo e Orquestra
- Intervalo –
Robert Schumann (1810-1856)
Sinfonia n° 3, Mi bemol maior, op.97, “Rhenana”
I. Lebhaft (Vivo)
II. Scherzo: sehr mässig (Muito moderado)
III. Nicht schnell (Menos rápido)
IV. Feierlich (Solene)
V. Lebhaft (Vivo)

Orquestra Juvenil do Estado de Bremen
A Orquestra Juvenil do Estado de Bremen, na Alemanha, atrai, sob a direcção Artística de Stefan Geiger, os melhores músicos de Bremen e arredores, para executar sinfonias, concertos ou acompanhar filmes mudos no norte da Alemanha e estrangeiro. A orquestra foi fundada no ano de 1971. Em 1996, o prof. Stefan Geiger assumiu a sua direcção artística. A sua vasta experiência com orquestras e a sua abordagem entusiástica tornaram esta orquestra numa das melhores do género.
A missão (passada e presente) da orquestra é preparar profissionalmente jovens talentos e contribuir para os seus estudos musicais.
A principal actividade da Orquestra consiste em dinamizar projectos apoiados por membros de orquestras mais conceituadas da Alemanha, nomeadamente, Die Deutsche Kammerphilharmonie Bremen, a NDR Simphony Orchestra e a Bremen Philharmonie Orchestra. A supervisão geral é do prof. Stefan Geiger.
A orquestra viaja para o estrangeiro regularmente, com o propósito de demonstrar aos seus vizinhos europeus a sua elevada qualidade e a sua apaixonante musicalidade.
Devido à falta de meios financeiros, não tem sido possível fazer estas viagens todos os anos, mas foram importantes as saídas para os países da Benelux, no ano de 2003, e à Bósnia-Herzegovina, em 2005, que constituíram momentos altos na actividade da orquestra.
Nos últimos anos, a orquestra estabeleceu-se como um grupo de nível e performance quase profissional.

Stefan Geiger, Maestro
Stefan Geiger estudou em Colónia, Trossigen, Bremen, Paris e Filadélfia. Foi aluno de Braminir Slokar (trombone) e de Peter Eötvös (condução de orquestra), foi bolseiro da Fundação Académica Nacional Alemã e venceu diversas competições internacionais para trombone.
Iniciou a sua carreira como solista de trombone na Bavarian State Opera e tornou-se, mais tarde, o solista de trombone da North German Radio Symphony Orchestra.
Depois de terminar os seus estudos de condução de Orquestra, em 1996, tornou-se director artístico e maestro da Orquestra Juvenil do Estado de Bremen, na Alemanha, sendo, ao mesmo tempo, nomeado para o cargo de professor da cadeira de Trombone e Música de Câmara na Universidade de Música e Teatro de Hamburgo.
De 2002 a 2007, foi director artístico da orquestra da Universidade de Artes de Bremen, com a qual apresentou extraordinários projectos e concertos.
Stefan Geiger concentra-se especialmente na performance de repertório moderno. Aparece regularmente como maestro na série reputada “The New Work” da “North German Radio”, tendo gravado, trabalhos de renome modernos e composições em estreia de Unsuk Chin, Georg Katzer, Poul Ruders und Per NorGard. Em 2004, dirigiu, em conjunto com Cristoph Von Dohányi, diversos concertos North German Radio Symphony Orchestra. No mesmo ano, apareceu como maestro no Leonard Bernstein Schleswig-Holstein Music Festival, apresentando trabalhos de Beethoven and Zemlinski. Esta Estreia foi altamente elogiada. Em Maio de 2006, impressionou com um programa exclusivamente dedicado a Wagner, na condução da Würzburg Philarmonic Orchestra. Na temporada 2008/2009, conduziu, entre outros, The Emsemble Resonanz e a Nürnburg Symphony Orchestra.
Stefan Geiger conduziu a “Deutsch Kammerphilharmonie Bremen”, numa tournée pela China. Em 2011, viaja pelo Brasil em tournée e dirige a Orquestra de Câmara da Cidade de Curitiba. Na Alemanha, dirige a NDR Symphony Orchestra , de Hamburg.


Nuno Martins, trombone baixo
Nuno Martins é actualmente membro da Orquestra Sinfónica do Porto, Casa da Música. É professor na Escola Profissional de Música e na Escola de Música JoBro, em Vizela, Portugal. É também trombonista na Orquestra do Porto.
Estudou na Escola Artística do Vale do Vale do Ave (Artave), em Santo Tirso, e na Escola de Música, Artes e Entretenimento (ESMAE), no Porto.
Participou em master classes com vários professores reputados internacionalmente. Integrou, em 2006, a Gustav Mahler Orchestra e a Schleswig-Holstein FestivalOrchestra, onde teve a oportunidade de trabalhar com os maestros Cláudio Abado,Phillippe-Jordan, Lawrance Foster, Christoph Eschenbach, Christoph Von Dochnányi e Thomas Hengelbrock.
Nuno Martins integra regularmente orquestras, incluindo a Orquestra sinfónica de Lisboa, a Orquestra Nacional do Porto, a Orquestra Filarmónica das Beiras, a Sinfonietta de Lisboa, o Remix Ensemble da Casa da Música, assim como outras orquestras em Portugal e Espanha.
No decurso da sua carreira, Nuno Martins trabalhou com e em projectos como recitais e master classes.
Portugal, Escócia, Áustria, Holanda, Bélgica, Suíça, Luxemburgo, EUA, França, Espanha, Alemanha, África do Sul e Brasil foram alguns dos palcos da sua jornada musical.
Nuno Martins é também membro fundador do quinteto instrumental Tradamix e do projecto SURREAL Bruno Costa (percussão).

Cláudio Rocha Moreira, Compositor
Cláudio Rocha Moreira nasceu em 1989, no Porto.
Em 2003, ingressou, no ensino musical na Academia Musical de Lousada (actualmente o Conservatório do Vale do Sousa), onde estudou trompa com Filipe Fonseca e Ricardo Matosinhos.
Em 2005, entra na Escola Artística do Vale do Ave – Artave, na classe de trompa de Hélder Vales.
Cláudio participou em master classes com Abel Pereira, José Bernardo Silva, Hélder Vales, David Johnson, Paulo Guerreiro, Simon Breyer e David Thompson. Tocou na Orquestra de Sopro da Artave, de 2005 a 2007, na Orquestra Sinfónica Artave, de 2005 a 2008, na Orquestra Sinfónica Aproarte, de 2006 a 2008, entre outras, onde trabalhou com maestros como Luís Machado, Paulo Silva, Jan Cober, Emílio de Cesar e Ernest Schelle.
Como trompista, ganhou o segundo prémio na Primeira Competição Nacional para Instrumentos de Sopro “Terras de La Salette”, na categoria Sénior.
Em 2008, ingressa no ESMAE – Escola de Música e Artes do Espectáculo, no curso de composição, onde estudou com Frederick Gifford e actualmente estuda com com Dimitris Andrikopoulos.
Frequentou workshops e aulas de Composição com Emmanuel Nunes, Jonathan Harvey and Kaija Saariaho.

Ningún comentario:

Publicar un comentario