6 de xuño de 2009

VILA PRAIA DE ÂNCORA

Festa do Mar e da Sardinha



Infogauda / Vila Praia de Âncora
Vila Praia de Âncora vai acolher a Festa do Mar e da Sardinha, de 9 a 14 de Junho, uma iniciativa da Câmara Municipal de Caminha e da Ancoreventos. A Festa do Mar e da Sardinha centra-se nas fortes tradições e ligações que o concelho de Caminha mantém, desde sempre, com o Mar. Com destaque para a gastronomia e para a música tradicional portuguesa (concertinas, cantares ao desafio e folclore), esta festa promete ser o certame revelação da região em 2009. A organização prevê que, durante os seis dias de festa, passem pela envolvente do Portinho de Vila Praia de Âncora, local onde se vai realizar o evento, mais de 40 mil pessoas, sejam confeccionadas 8 toneladas de sardinhas e vendidos 20 mil litros de vinho verde. Assim, ao longo de seis dias, a envolvente do Forte da Lagarteira, com o oceano atlântico como pano de fundo, vai ser “decorada” com uma tenda gigante, e que vai acolher 40 stands promocionais, onde 22 artesãos e 14 empresas vão mostrar os mais variados produtos e serviços, bem como vários restaurantes, onde vai ser possível degustar a sardinha da alvorada de Vila Praia de Âncora, bem como o polvo e todo o tipo de marisco. Para que os visitantes estejam sempre bem dispostos, não faltará animação para todos os gostos.
Na gastronomia a sardinha é rainha
No que respeita à gastronomia o protagonismo recai na sardinha e nas diferentes formas de a confeccionar. Há quem diga que a sardinha pescada no Portinho de Vila Praia de Âncora é única, afirmação que é reiterada por Francisco Sampaio, que já assumiu a "sardinha d'alvorada" de Vila Praia de Âncora como "a melhor sardinha do mundo". Assim, nos restaurantes e tasquinhas aderentes o cardápio é tentador, já que vai ser possível a degustação de vários pratos de sardinha, designadamente a sardinha em escabeche, sardinha com arroz de tomate, arroz de tranchos, sardinhas recheadas, costeletas de sardinha “sardinhas panadas”, sardinha de rabinho alto, empadão de sardinha, sardinha assada na telha, bolo de sardinha, entre outros. É de referir que cada dia tem uma especialidade diferente, para além dos mariscos e polvo. A esta Festa do Mar e da Sardinha, que promete ser um êxito, também se juntaram vários restaurantes do concelho, e que apesar de não se encontrarem representados dentro da tenda gigante, também vão confeccionar as especialidades do dia. Para que não restem dúvidas de que a sardinha a servir é, efectivamente, a de Vila Praia de Âncora, a organização vai promover, num dos dias do certame, o “desmalhar da sardinha” pelos pescadores locais, in loco, no Portinho de Vila Praia de Âncora. Animação constanteSe a ementa promete, a animação não fica atrás. A Festa do Mar e da Sardinha conta com um cartaz rico e diversificado, com destaque para a música tradicional minhota, concertinas e cantares ao desafio. Arruadas de bombos, desgarradas de Augusto Canário & Cândido Miranda, Elsa Gomes, desfile de moda “Mares e Marés”, baile popular de Santo António, grupos de danças e cantares tradicionais Âncora – SIRA, vão animar os dias na Festa do Mar e da Sardinha. É de salientar que o dia 10 de Junho é dedicado a Portugal, tendo a organização agendado para esse dia, às 20h30, uma noite de Fados, com a fadista do concelho Elsa Gomes. Dia 11 celebra-se a Festa do Corpo de Deus em Caminha, e será oportuna uma deslocação até a esta vila para ver os lindos tapetes de flores e a procissão solene. No dia 13 para além de Augusto Canário & Cândido Miranda animarem a tenda, a Praça da República vai receber o 23º Encontro Internacional de Coros das Ribeiras do Baixo Minho. O Dia da Galiza encerra em beleza com um espectáculo de Gaitas Galegas e da Queimada Galega. A Festa do Mar e da Sardinha encerra, com chave de ouro, com a actuação do Grupo de Cantares Tradicionais de Âncora – SIRA.
Visite a Festa do Mar e da Sardinha e desfrute da boa gastronomia e animação minhota.
Programa Dia 9
18h00 – Arruada de Bombos
19h00 – Abertura do certame com entidades oficiais
21h00 – Desgarradas de Augusto Canário & Cândido Miranda
Especialidade do dia: Sardinha em Escabeche
Dia 10 – Dia de Portugal
20h30 – Fados com Elsa Gomes
Especialidade do dia: Sardinha com Arroz de Tranchos
Dia 11 16h00 – Procissão do Corpo de Deus, em Caminha
22h00 – Desfile de Moda “Mares e Marés”
Especialidade do dia: Sardinhas Recheadas; Costeletas de Sardinhas
Dia 12
22h00 – Noite de santo António
“Baile popular com grupo musical”
Especialidade do dia: Caldeirada à Tio Feito; Sardinha de Rabinho ao Alto
Dia 13 Dia da Galiza
13h30 - Desgarradas de Augusto Canário & Cândido Miranda
22h00 – 23º Encontro Internacional de Coros das Ribeiras do Baixo Minho (Local: Praça da República em Vila Praia de Âncora)
23h00 – Gaitas Galegas e Queimada Galega
Especialidade do dia: Empadão de Sardinha; Sardinha Assada na Telha
Dia 14
21h00 Actuação de Grupo de Cantares Tradicionais de Âncora – SIRA
Especialidade do dia: Bolo de Sardinha; Sardinha de Rabinho ao Alto.

Ningún comentario:

Publicar un comentario