5 de xul. de 2025

VILA PRAIA DE ÂNCORA (CAMINHA)

Concerto de Quim Barreiros encerra comemorações do centenário da elevação de Gontinhães a Vila Praia de Âncora


Quim Barreiros
Foto: C.M. C.

Infogauda / Vila Praia de Âncora

 As comemorações do centenário da elevação de Gontinhães a Vila Praia de Âncora encerram segunda-feira, dia 7 de julho, com um concerto de um filho da terra, Quim Barreiros. O encontro está marcado para as 22h00, na Praça da República, em Vila Praia de Âncora. Fecha assim, com “chave de ouro” mais de um ano de atividades com as quais se assinalou um século da história da Vila.

 O programa teve início em meados de março de 2024, com o descerramento de uma placa junto ao busto do Contra-Almirante Jorge Maia Ramos Pereira e a inauguração de uma exposição sobre a sua vida e obra, na Praça da República. No mesmo dia houve uma romagem ao cemitério onde está sepultado Ramos Pereira, e onde decorreu uma cerimónia evocativa. No final da tarde, no Auditório que tem o nome do Contra-Almirante, realizou-se mais uma sessão formal, que terminou com um espetáculo de música pelos alunos da Academia de Música Fernandes Fão.

 O dia em que se completou meio século sobre a morte do Contra-Almirante Ramos Pereira, foi a data escolhida para dar início a um programa, que se prolongou ao longo do ano e que fecha na segunda-feira, como referimos. Todo o programa foi da responsabilidade da Comissão Organizadora das Comemorações do Centenário da Elevação de Gontinhães a Vila Praia de Âncora, o modo escolhido para organizar a efeméride e que reuniu várias personalidades.

 Como referiu na altura o Presidente da Câmara, Rui Lages, pretendeu-se que a comemoração fosse também uma oportunidade de reflexão para, recordando o passado, idealizar projetos e sonhos, que não podem ser de um homem só, nem de uma instituição só, mas que encontrou a fórmula ideal numa Comissão independente.

 Durante mais de um ano de atividades, de que constaram, entre outros momentos, inúmeras tertúlias (Conversas do Centenário), conferências, concertos, caminhadas, destaque para um espetáculo de teatro magnífico, no dia 8 de julho do ano passado, na Praça da República. Com direção de Fernando Borlido e participação de várias associações locais, realizou-se um grande espetáculo, que incluiu vários quadros que recuperaram a história de uma comunidade, protagonizados por figuras tradicionais, como as lavadeiras, os pescadores, as peixeiras, etc. Chamou-se “A Nossa História na Rua” e foi um sucesso.

 Desta efeméride ficam ainda várias publicações para memória futura, como o livro que também homenageia Francisco Sampaio e a sua obra poética sobre a Vila. A edição da Câmara Municipal de Caminha, tem por título “Vila Praia de Âncora em Poesia”, reúne poemas de Francisco Sampaio, e foi lançado no dia em que completaria 88 anos.

 O Município dedicou também à Vila a 2ª Edição de "Ínsua - Cadernos de História, Ciência e Cultura do Município de Caminha", apresentada a 24 de janeiro, em Vila Praia de Âncora, com a presença dos autores dos textos.

Ningún comentario:

Publicar un comentario