Arcos de Valdevez e Dammarie-lès-Lys celebram 25 anos de geminação com renovação de protocolo
O Município de Arcos de Valdevez e a cidade de Dammarie-lès-Lys, localizada na região parisiense, em França, assinalaram, no passado dia 27 de junho, os 25 anos da geminação entre ambas as localidades, com a renovação formal do protocolo de cooperação que as une desde o ano 2000.
A cerimónia oficial aconteceu em Dammarie e teve como momento alto a assinatura da carta de renovação dos votos de geminação, simbolizando a continuidade de uma relação assente na amizade, na solidariedade europeia e na cooperação intercultural. A assinatura foi realizada pela vereadora Dra. Emília Cerdeira, em representação do presidente da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, Olegário Gonçalves, e pelo presidente da Câmara Municipal (maire) de Dammarie-lès-Lys, Gilles Battail. Assistiram à cerimónia vários vereadores do Município de Dammarie-lès-Lys, incluindo os eleitos de origem portuguesa Paulo Paixão e Dina Martins, testemunhando a relevância desta ligação entre as duas localidades.
“Nós, Presidentes das Câmaras Municipais de Arcos de Valdevez e de Dammarie-lès-Lys, livremente eleitos pelo sufrágio dos nossos concidadãos, certos de responder às aspirações profundas e às necessidades reais das nossas populações, considerando que a obra da História deve continuar no mundo alargado, mas que esse mundo só será verdadeiramente humano na medida em que os homens vivem em cidades livres, renovamos neste dia o Juramento de Geminação proclamado, 24 de junho de 2000, pelos Presidentes das nossas respetivas Câmaras, e assumimos o compromisso solene, no espírito de liberdade aqui evocado, de manter os laços que unem os nossos dois municípios, de desenvolver trocas em todos os domínios entre os habitantes de Arcos de Valdevez e Dammarie-lès-Lys, a fim de reforçar, através de uma melhor compreensão mútua, o sentimento vivo da fraternidade europeia, de prosseguir incansavelmente a obra iniciada desde o fim da Segunda Guerra Mundial pelos municípios da Europa, a criação de uma Europa dos cidadãos, base essencial da unidade europeia”.
A sessão contou também com a presença da Cônsul-Geral de Portugal em Paris, Dra. Mónica Lisboa, sublinhando a importância institucional e diplomática desta ligação entre os dois municípios e a comunidade portuguesa residente em França.
A delegação arcuense participou num programa comemorativo preparado pela autarquia francesa, que incluiu visitas a vários espaços emblemáticos da cidade e, ao final do dia, um evento cultural com apresentações do coro das escolas e um programa de folclore dinamizado pela Association Sportive et Culturelle des Portugais de Dammarie Les Lys. Seguiu-se ainda um momento de convívio na sede da associação, reforçando os laços entre as comunidades portuguesa e local.
Um dos pilares fundamentais desta ligação tem sido a comunidade portuguesa residente em Dammarie-lès-Lys, através do trabalho da referida associação hoje em dia presidida por José António Carvalho. Esta associação continua a desempenhar um papel vital na promoção da cultura portuguesa, acolhendo eventos como festas tradicionais, convívios intergeracionais e as atuações do Rancho Folclórico — mantendo “viva a alma de Portugal em terras francesas”.
Recorde-se que o primeiro protocolo de geminação foi assinado em junho de 2000, pelos então presidentes das câmaras Francisco Rodrigues de Araújo, de Arcos de Valdevez, e Jean-Claude Mignon, de Dammarie-lès-Lys. Ao longo destes 25 anos, a geminação tem promovido diversas iniciativas de intercâmbio cultural, educativo e associativo, aproximando comunidades e fortalecendo o espírito europeu.
A renovação deste compromisso reafirma a vontade mútua de continuar a aprofundar os laços de cooperação e amizade, projetando o futuro com base numa relação construída ao longo de um quarto de século.
Ningún comentario:
Publicar un comentario