10 de set. de 2021

ARCOS DE VALDEVEZ

Município apoia a agropecuária de Arcos de Valdevez   

A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez está a apoiar os produtores de gado bovino, caprino e ovino


O protocolo de colaboração assinado com a Cooperativa Agrícola de Arcos de Valdevez e Ponte da Barca tem o valor global de 42.500 euros

Fotos: C.M. A. de V.



María Joâo Brito / Arcos de Valdevez

 Considerando a importância do setor agropecuário na economia de Arcos de Valdevez, ao nível da criação de emprego e rendimento e do contributo para a fixação e atração de pessoas e investimento, a Câmara Municipal de Arcos de Valdevez está a apoiar os produtores de gado bovino, caprino e ovino, comparticipando em metade do valor os custos com a vacinação dos animais. Com este apoio a autarquia procura incentivar a produção pecuária, reforçando a coesão económica e social das populações do concelho. 

 O protocolo de colaboração assinado com a Cooperativa Agrícola de Arcos de Valdevez e Ponte da Barca tem o valor global de 42.500 euros, e, através desta formalização caberá à mesma a gestão do processo relativo aos pagamentos aos produtores. 

 Atualmente o concelho possui cerca de 1600 explorações de gado, sendo 839 explorações de bovinos e 767 de ovinos/caprinos. 


Vaca cachena

 A atividade agropecuária é essencial à vitalidade do mundo rural uma vez que assegura um conjunto de fatores ambientais, económicos e sociais, primordiais para a fixação e desenvolvimento económico das populações rurais. 

 De realçar que o Município tem desenvolvido um conjunto diversificado de iniciativas de valorização, promoção, apoio e incentivos às diversas atividades económicas do concelho, e, dadas as características do território, onde a atividade pecuária tem significativa expressão e assume a maior importância na sustentabilidade da economia rural, na manutenção e preservação da paisagem rural e de algumas raças autóctones, para além do papel essencial que representa na gestão do território, este protocolo reveste-se de grande importância para os produtores locais e para o setor da restauração, comércio e turismo.    

Ningún comentario:

Publicar un comentario