13 de mar. de 2020

TURISMO

Câmara Municipal de Arcos de Valdevez presente no 1º Encontro Internacional da Via Mariana 

O presidente da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez esteve presente neste 1º Encontro Transfronteiriço de Alcaldes e Presidentes de Câmaras, que integram o projeto “Via Mariana de Peregrinação Luso Galaica”
Foto: Anxo Gutiérrez


María Joâo Brito / Arcos de Valdevez

 O Concelho de Cañiza acolheu um encontro “histórico” onde reuniu Alcaldes e Presidentes de Câmaras de 29 concelhos e câmaras, que pertencem à rota da “Via Mariana”. 

 O presidente da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez esteve presente neste 1º Encontro Transfronteiriço de Alcaldes e Presidentes de Câmaras, que integram o projeto “Via Mariana de Peregrinação Luso Galaica”, o qual une Braga com Muxía, passando pelos Santuários Marianos destes concelhos, nomeadamente o Santuário de Nossa Senhora da Peneda.  

 A Associação Via Mariana e os representantes municipais presentes na reunião acordaram ações comuns de ambos os lados da fronteira, em todos os âmbitos de divulgação e promoção conjunta, da rota e das potencialidades sociais, culturais e económicas locais. A Via Mariana inicia-se em Braga, no Santuário do Sameiro, atravessa 5 concelhos portugueses e entra na Galiza por Arbo até chegar a Muxía, na Corunha, percorrendo vias incríveis para chegar aos santuários, inclusive no concelho de Arcos de Valdevez, passando por S. Jorge, Ermelo, Soajo e Gavieira.  

 Esta “Via Mariana” atrai para os concelhos abrangidos um grande número de turistas de natureza. A criação desta rota, com uma extensão total de 382 km, e com forte potencial face a outros caminhos de peregrinação, visa criar sinergias de modo a favorecer as zonas rurais, através do desenvolvimento da economia local, bem como fixar a população e promover a riqueza paisagística e patrimonial da região.

Ningún comentario:

Publicar un comentario