18 de xuño de 2019

ARCOS DE VALDEVEZ

Eco Valdevez 

Centenas de voluntários limparam vários espaços do concelho 



María Joâo Brito / Arcos de Valdevez

 No passado fim-de-semana, dias 15 e 16 de junho, centenas de voluntários juntaram-se à ação de sensibilização Eco Valdevez levada a cabo pela Câmara Municipal, em parceria com 21 Juntas de Freguesia do Concelho. 

 Pretendeu-se com esta ação sensibilizar a população para as questões ambientais, nomeadamente a manutenção e preservação dos espaços públicos e património natural, promovendo comportamentos ambientalmente sustentáveis. 

 Mais de 500 pessoas limparam áreas sinalizadas em diversas freguesias, como trilhos, caminhos ou largos para chamar à atenção da população para as questões ambientais e a proteção do ambiente. 

 Esta iniciativa foi um sucesso, pois contribuiu para a limpeza e melhoria de vários espaços públicos e surtiu efeitos em todos aqueles que participaram, já que apesar de muito já ter sido feito, ainda há um longo trabalho de sensibilização a realizar junto das populações. 

 O concelho de Arcos de Valdevez destaca-se por trilhar um caminho de valorização do património e de promoção do equilíbrio entre o Homem e a Natureza, sendo certo que o que “fizermos hoje é determinante para o que teremos amanhã”, afirma o Presidente da Câmara Municipal, João Esteves.  

 A Câmara Municipal encontra-se a levar a cabo diversas ações em prol do ambiente, como sendo ao nível da Educação e Sensibilização Ambiental, o Programa Eco-Escolas, School4All, Mercado Municipal Circular, e tem projetos em curso no Parque Nacional da Peneda-Gerês como o Plano de prevenção e recuperação de habitats naturais e o Plano Intermunicipal de Adaptação às Alterações Climáticas. 

 Tem em curso a construção na Porta do Mezio do Parque Biológico da Porta do Mezio; a criação do Museu da Água ao Ar Livre do Rio Vez, do Centro da Biodiversidade do Alto Vez em Sistelo, e ainda a realização, pela Câmara e a Agência Portuguesa do Ambiente (APA), de obras de Reabilitação e Requalificação dos Ecossistemas Ribeirinhos e a futura execução do Parque urbano com resiliência às cheias no baixo Vez. 

 Nesta ação o presidente da Câmara apelou ainda a todos os participantes para contribuírem “para a promoção do desenvolvimento sustentável da nossa Terra. “

Ningún comentario:

Publicar un comentario