17 de out. de 2024

VALENÇA DO MINHO

Valença vai ter Centro de Promoção do Rio Minho  

 Esta obra foi financiada pelo programa Norte2020


O novo Centro de Promoção do Rio Minho funcionará nas instalações do antigo Centro Náutico, na Senhora da Cabeça, em Cristelo Covo
Foto: C.M. V. do M.
 

Vitor Salvador / Valença do Minho

 A Câmara Municipal de Valença vai inaugurar o Centro de Promoção do Rio Minho, segunda-feira, 21 de outubro, às 14h30, na Senhora da Cabeça, em Cristelo Covo.  

 O descerramento da placa de inauguração e a sessão de abertura será presidida pelo Presidente da Câmara Municipal de Valença, José Manuel Carpinteira, às 14h30.  

 Segue-se uma visita guiada aos espaços expositivos e interpretativos do CPRM referentes ao rio Minho, aos seus valores naturais e patrimoniais, nomeadamente as pesqueiras do rio Minho.  

 Para as 15h30 está agendada uma saída de campo, pelas margens do rio Minho, com a colocação de abrigos para a avifauna local, numa ação de educação e sensibilização ambiental que contará com a participação de alunos do Agrupamento de Escolas Muralhas do Minho.  

 Às 16h00 decorrerá a ação de sensibilização “A fauna piscícola do rio Minho e o impacto das espécies exóticas no ecossistema fluvial”, a cargo de Rui Rivaes, investigador do Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, nas instalações do CPRM.  

 O encerramento das atividades estará a cargo da vice-presidente da Câmara Municipal, Ana Paula Xavier.  

 O novo Centro de Promoção do Rio Minho funcionará nas instalações do antigo Centro Náutico, na Senhora da Cabeça, em Cristelo Covo, que foi requalificado recentemente pela Câmara Municipal de Valença.  

 O edifício do antigo Centro Náutico, com três pisos, mereceu uma intervenção interior e exterior, em toda a sua estrutura, numa obra que se alargou, também, ao espaço público envolvente que conta com uma praceta e áreas circundantes em calçada à portuguesa.  

 Esta obra foi financiada pelo programa Norte2020.

Ningún comentario:

Publicar un comentario