Olegário Gonçalves é o novo Presidente da Câmara Municipal
• Cerimónia de instalação dos novos órgãos autárquicos decorreu nesta quarta feira, dia 23 de outubro, na Casa das Artes concelhia
• Olegário Gonçalves assumiu que “está pronto para trabalhar e construir um concelho de Todos Para Todos (…) ainda mais social, sustentável, competitivo, atrativo, coeso, seguro e próximo”
María Joâo Brito / Arcos de Valdevez
Teve lugar esta quarta-feira, na Casa das Artes concelhia, o ato de instalação dos órgãos municipais, nomeadamente da Câmara Municipal e da Assembleia Municipal. No mandato 2025-2029, a Câmara Municipal ficará constituída pelos seguintes eleitos:
Presidente: Olegário Gomes Gonçalves (PSD)
Vereadores: Emília da Graça Neto Cerdeira (PSD), João Carlos de Barros Taveira Santos do Vale (PSD), Angélica Leite da Costa Ferreira (PSD), Marlene Cristiana Amorim de Barros (PSD), João Braga Simões (PS) e Flávia Daniela Oliveira Afonso (PS).
Tomaram ainda posse 35 Juntas de Freguesia, à exceção da de Cabreiro, que irá novamente a eleições no próximo domingo devido ao empate verificado nas últimas autárquicas, bem como 37 membros da Assembleia Municipal.
No seu discurso, o Presidente da Câmara Municipal, Olegário Gonçalves, afirmou que este é “(…) um novo ciclo. Com memória do passado, mas pronto para trabalhar no presente e com foco na construção de um concelho de futuro”.
O autarca agradeceu a todos os cidadãos que exerceram o seu dever cívico, bem como a todos os que contribuíram para a sua vitória expressiva. Não esqueceu também aqueles que, ao longo dos últimos anos, serviram o concelho e agora cessam funções — presidentes de junta, membros das assembleias de freguesia e municipal, vereadores e elementos da oposição.
Olegário Gonçalves elencou ainda alguns dos projetos que pretende concretizar ao longo do mandato, entre os quais a criação de um Gabinete Municipal da Agricultura, “para apoiar os nossos produtores e intensificar a ligação a todas as entidades ligadas ao setor agrícola”; e a construção de habitação a custos controlados, “sem lucro, sem especulação — uma medida para toda a população, desde os mais jovens até às gerações mais velhas”.
No âmbito da Segurança e Proteção Civil, anunciou a construção de uma Base de Apoio Logístico no Heliporto, “um local que dará apoio não só ao concelho, mas também a todo o Alto Minho”, bem como a criação de um Gabinete de Proteção Civil, que trabalhará “em estreita colaboração com todas as entidades e instituições de defesa do território”.
Na área da Saúde, deixou a promessa de reforçar os serviços prestados à população. Quanto ao Desenvolvimento Económico, afirmou que continuará a trabalhar no aumento das áreas industriais, justificando que “a procura pelo nosso concelho é grande e queremos dar resposta às novas indústrias”.
A melhoria das ligações viárias será também uma prioridade, nomeadamente entre Arcos de Valdevez e Paredes de Coura (EN303) e entre Arcos de Valdevez e Monção (EN101).
No setor da Educação, destacou projetos como a Escola de Ensino Artístico da Música, Dança e Teatro, já em construção, e o alargamento da oferta de Ensino Superior com dois novos cursos no Pólo de Arcos de Valdevez do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.
Na Cultura, apontou a requalificação do Cine Teatro Alameda e a criação de uma Galeria Municipal adjacente, reforçando ainda a intenção de manter uma programação cultural diversificada e de qualidade ao longo de todo o ano. Por fim, deixou a certeza de que irá pugnar pela construção “de um concelho de Todos Para Todos — com foco nas pessoas, nas nossas raízes e tradições”.
Após a tomada de posse de todos os membros da Assembleia Municipal e da Câmara Municipal, realizou-se a sessão da Assembleia Municipal para a eleição da respetiva mesa, tendo resultado eleitos João Manuel Esteves para Presidente da Mesa, e Elizabeth Morais Caldas Fernandes e António Duarte Teixeira Afonso Rodrigues para primeiro e segundo secretários, respetivamente.


Ningún comentario:
Publicar un comentario