Caminha Medieval 2025
23 a 27 julio
Ricardo Rodríguez Vicente / Caminha
Do 23 ao 27 de julho, Caminha viaja no tempo para celebrar uma nova edição de sua Festa Medieval. Felizmente, neste primeiro quarto do século XXI, a paz preside o talante da maioria dos governantes do mundo, ainda que tenha que constatar que não todos os cidadãos desfrutam, em seu dia diária, da necessária paz. Há pois, muitos motivos para celebrar, ainda que desafortunadamente também há razões para exhortar a que a paz se faça realidade em toda a órbita.
Neste ano, Caminha nos convida a gozar de sua Festa Medieval. Um evento para sentir a alegria de viver e de compartilhar momentos gratos para todos.
Em plena época medieval a Pax Dei (Paz de Deus) assentava na premissa que um cristão não podia matar ou fazer mal a outro cristão. Proibia expressamente as pilhagens, os roubos, os atos de violência contra as populações e procurava excluir do envolvimento nas guerras os indefesos (velhos, mulheres, crianças, clérigos, gente desprotegida).
Em tempo de guerra teve um papel importante no desenvolvimento do código de cavalaria medieval, que, por sua vez, influenciaria o comportamento dos cavaleiros e a ética guerreira.
Ningún comentario:
Publicar un comentario