21 de xan. de 2025

VILA NOVA DE CERVEIRA

URBACT incentiva ampliação da boa prática ‘Olympics4All’ a mais cidades europeias 

 



Irene Pinheiro / Vila Nova de Cerveira   

 Pela sua ação “impactante, participativa, integrada e relevante”, o projeto ‘Olympics4ALL’, liderado pelo Município de Vila Nova de Cerveira, pode vir a ser replicado em mais cidades europeias. Recentemente reconhecido como uma das 116 boas práticas URBACT a nível europeu, a sua essência e o impacto positivo já estão a ser amplamente divulgados nos canais de comunicação URBACT, tendo em vista a participação no Festival de Cidades URBACT 2025, agendado de 8 a 10 de abril, em Wroclaw, Polónia.     

 Durante os três dias do evento, e perante uma expetativa de 600 participantes, Vila Nova de Cerveira vai dar a conhecer mais detalhadamente a evolução e os resultados do ‘Olympics4All’ na saúde e bem-estar social da população sénior, apresentando-se como uma oportunidade para incentivar outras cidades europeias a implementar este projeto de envelhecimento ativo, construindo parcerias enquadradas numa Rede de Transferência URBACT impulsionada por uma Call for Transfer Networks de abril a junho.     

 Nos canais de comunicação URBACT, a transferência desta boa prática ‘Olympics4All’ para outras cidades assenta nos sérios desafios que o envelhecimento coloca aos sistemas de proteção social da Europa e ao desenvolvimento local e regional (Agenda Territorial 2030), e a necessidade premente de criar medidas para promover a inclusão, a saúde e o bem-estar dos idosos.     

 A abordagem inovadora do ‘Olympics4all’ reside na competição, nos jogos desportivos adaptados para serem mais acessíveis e divertidos para os idosos e no papel dos cidadãos como principais beneficiários e impulsionadores. O potencial de replicação deste projeto apresenta-se como “imenso” pois, aos benefícios para qualquer território envelhecido, também pode promover a inclusão social e estilos de vida saudáveis entre outros grupos vulneráveis, como migrantes, por exemplo (prática alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 1, 3, 10 e 11).     

 Bem enraizado na comunidade cerveirense, o projeto ‘Olympics4All’ (Erasmus+) foi lançado, em 2015, pelo Município de Vila Nova de Cerveira para promover o envelhecimento ativo. Inicialmente planeado como um evento único, a sua popularidade entre os participantes levou a parceria com os restantes nove municípios do Alto Minho a promoverem treinos semanais e a financiarem competições anuais, tendo por base algumas das premissas dos Jogos Olímpicos.     

 Com o objetivo de replicar esta boa prática noutros territórios envelhecidos foram implementados os projetos IN COMMON SPORTS e IN COMMON SPORTS + (ERASMUS+), que chegaram a Espanha, Itália, Eslovénia, Hungria e Bulgária. Até à data, mais de 1.000 idosos treinam semanalmente e participaram em mais de 30 competições desportivas e jogos intercalares organizados em seis países.     

 A essência do projeto tem conseguido alcançar vários patamares europeus, alcançando distintos reconhecimentos, tendo sido o mais recente, em 2023, ao ganhar o Prémio #BeActive Across Generations. Já a conquista do selo de Boas Práticas URBACT, com uma pontuação entre 80% e 100%, foi atribuída pelo Comité de Acompanhamento do URBACT, representado pelos Estados-Membros e Parceiros da UE, pela Comissão Europeia, pelos Países do IPA, pelo Comité das Regiões Europeu e pelo Conselho dos Municípios e Regiões da Europa.    

https://urbact.eu/good-practices/olympics4all-communities-active-ageing  https://urbact.eu/events/2025-urbact-city-festival

Ningún comentario:

Publicar un comentario