18 de out. de 2025

VILA PRAIA DE ÂNCORA (CAMINHA)

Requalificação da Ludoteca de Vila Praia de Âncora vai custar mais de 200 mil euros e a obra está adjudicada


A Ludoteca Municipal de Vila Praia de Âncora vai ser alvo de uma intervenção alargada
Foto: C.M.C.

Infogauda / Vila Praia de Âncora

 A Ludoteca Municipal de Vila Praia de Âncora vai ser alvo de uma intervenção alargada, num investimento superior a 200 mil euros, graças a uma candidatura apresentada pela Câmara Municipal, com sucesso, ao NORTE2030-2024-36: Refuncionalização de equipamentos coletivos e qualificação de espaços públicos (IT). Os trabalhos já estão adjudicados e incluem a instalação de 33 painéis fotovoltaicos, que vão ocupar praticamente toda a cobertura do edifício, substituição do sistema de ar condicionado, melhorias nas caixilharias do elevador e impermeabilização e requalificação da iluminação.

 Mais moderno, mais funcional, mais confortável e mais amigo do ambiente. É assim que vai ficar, em breve, o edifício a Ludoteca Municipal de Vila Praia de Âncora. O investimento, 191 euros +IVA, é suportado em 70% pela candidatura e tudo está já preparado para que a obra se inicie.

 Conforme determina o projeto, as intervenções vão ser cuidadosas e alinhadas com as caraterísticas originais do equipamento. Algumas das medidas preconizadas incluem, desde logo, os sistemas de aquecimento e ar condicionado - substituição de sistemas antigos e ineficientes por sistemas mais modernos e eficientes.

 Também a iluminação vai ser completamente alterada, com a substituição de todas as lâmpadas antigas por lâmpadas LED de alta eficiência energética, a que acresce a instalação de sistemas de controlo de iluminação, permitindo ajustar a intensidade da luz de acordo com as necessidades e otimizando o consumo energético.

 Ao nível da ventilação serão instalados sistemas de ventilação mecânica controlada, com recuperação de calor, garantindo a qualidade do ar interior e reduzindo as perdas energéticas.

 O projeto incluiu a realização de uma auditoria energética detalhada para identificar todas as oportunidades de melhoria energética e otimizar a intervenção. Daí ter-se optado também pela Implementação de um sistema de gestão da energia para monitorizar o consumo energético e otimizar o funcionamento dos sistemas.

 Importa dizer que o projeto “está totalmente alinhado com as prioridades estratégicas do Aviso NORTE2030-2024-36, contribuindo para a transição verde e digital da região, a melhoria da eficiência energética em edifícios públicos e o cumprimento dos objetivos de desenvolvimento sustentável”. A intervenção responde a uma necessidade de modernização da Ludoteca, mas também reforça o compromisso do Município de Caminha com a sustentabilidade e a inovação, demonstrando a sua relevância e o seu alinhamento com as prioridades de investimento do Programa Operacional Regional do Norte

 Recorde-se que a Ludoteca Municipal fica na Rua do Rego na freguesia de Vila Praia de Âncora e está instalada num edifício que outrora serviu como Escola Primária, sendo posteriormente adaptado a Ludoteca. Hoje, o edifício alberga a Ludoteca Municipal de Caminha que pertence à rede de bibliotecas de Caminha (http://caminha.bibliopolis.info).

 Trata-se de um edifício de três pisos, que acolhe uma variedade de espaços dedicados a diferentes faixas etárias e interesses, como atelier infantil, receção com expositores de periódicos, sala infantil e juvenil e sala de leitura com computadores multimédia com acesso gratuito à internet, atendendo às necessidades do público adulto e proporcionando um ambiente tranquilo para estudo, pesquisa e lazer.

Ningún comentario:

Publicar un comentario