Requalificação e ampliação do Centro de Saúde de Vila Praia de Âncora está em curso decorrendo já trabalhos no exterior do edifício
Infogauda / Vila Praia de Âncora
Já estão a decorrer os trabalhos de requalificação e ampliação do Centro de Saúde de Vila Praia de Âncora, um investimento que, no total, ronda os 700 mil euros, e que representa uma importantíssima melhoria ao nível dos cuidados de saúde primários para a população do Vale do Âncora.
A obra foi lançada no passado dia 8 de julho. Neste momento já foram realizadas as demolições necessárias e os trabalhos decorrem na parte exterior, paredes e sistema de isolamento.
Trata-se de uma obra estruturante para todo o Vale do Âncora, com a requalificação de um equipamento que era desejada pela população há cerca de quatro décadas. O edifício necessitava de uma intervenção de fundo, assumida aliás como compromisso pela Câmara Municipal de Caminha.
Conforme explicou, na altura a arquiteta Mafalda Torres, responsável pelo projeto, este foi desenvolvido a partir de 2023, respeitando o que são condicionantes do Plano de Recuperação e Resiliência - PRR, que impõe diversas medidas, entre outras, ao nível do conforto térmico, acústico e energético.
A arquiteta explicou também que a obra seria desenvolvida faseadamente, por forma a interferir no mínimo possível com o funcionamento do Centro de Saúde.
“Sonhamos com esta obra, pensamos esta obra e estamos agora a executar esta obra. Como sempre disse e afirmei, o meu compromisso para com a população do concelho de Caminha é inabalável. E honrar a palavra é a obrigação de qualquer autarca. Assumimos o compromisso de executar a requalificação desta unidade de saúde, hoje cumprimos com essa obrigação”, sublinhou também, na cerimónia de lançamento, o Presidente da Câmara de Caminha, Rui Lages.
O projeto que está a ser desenvolvido assenta em várias premissas, tais como: reforçar a singularidade do local no seu contexto urbano; garantir a resposta adequada às necessidades sociais e de saúde da comunidade; respeitar as características existentes e diferenciadoras do local, garantindo a integração na paisagem envolvente; proporcionar condições para uma utilização livre de barreiras arquitetónicas; assegurar o bem-estar e a segurança; contemplar soluções e materiais de elevada durabilidade e que impliquem custos de conservação e manutenção reduzidos e adotar uma linguagem arquitetónica adequada à singularidade do programa, inserção no conjunto edificado, definição urbana da frente de rua e consonante com a crescente exigência de qualidade da Vila.
O processo que permitiu concretizar esta obra, assim como a que vai ser executada no Centro de Saúde de Caminha, começou a ser preparado em diálogo com os diferentes intervenientes, aguardando a abertura de candidaturas.
Em 2022 foi assinado o contrato interadministrativo de colaboração entre a CIM Alto Minho os municípios, a Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) e a Administração Regional de Saúde Norte com o intuito de o Município desenvolver os projetos para a reabilitação e adaptação dos edifícios do Centro de Saúde de Caminha e Extensão de Saúde de Vila Praia de Âncora.
Do desenvolvimento desse trabalho, e da posterior publicação de aviso do PRR - N O 16/C01 -i01 / 2023, nasceu depois a necessidade de um segundo contrato interadministrativo de colaboração entre a Comunidade Intermunicipal do Alto Minho, os municípios que a compõe e a Unidade Local de Saúde do Alto Minho.
Ultrapassadas as questões processuais, a obra é agora uma realidade, assim como será a de Caminha.
Ningún comentario:
Publicar un comentario