Câmara está a proceder a trabalhos de proteção do Mercado Municipal de Caminha
• Proximidade do litoral expõe o equipamento à humidade e substâncias nocivas
Infogauda / Caminha
A Câmara Municipal está a proceder a trabalhos de proteção das paredes exteriores e interiores do Mercado Municipal de Caminha, através da aplicação de hidrófugo, que vai resguardar o equipamento, exposto a um ambiente potencialmente agressivo, uma vez que se localiza em plena faixa litoral. Está também a ser instalada uma proteção na cobertura, prevenindo eventuais efeitos da ação do vento, em casos em que possa soprar com especial intensidade. O investimento supera ligeiramente os 120 mil euros.
A proximidade do novo Mercado Municipal de Caminha em relação ao litoral, potencia a exposição do equipamento a um ambiente tecnicamente considerado agressivo. O Mercado é construído em betão, um material poroso, que é suscetível de absorver água e outros compostos presentes no ambiente. A aplicação de hidrófugo nas paredes interiores e exteriores permite manter o aspeto natural do material, criando uma camada protetora ao nível do poro, que é completamente invisível, mas que impede a absorção da humidade por esses materiais.
No âmbito da mesma empreitada vai também ser instalada uma proteção na cobertura, que cria um efeito de caixa, rodeando todo o lancil. Esta estrutura tem um efeito preventivo, para casos em que possam ocorrer ventos especialmente fortes e suscetíveis de deslocar os godos que se encontram na cobertura. Não é uma circunstância normal, mesmo em dias ventosos, mas pode acontecer em situações de tempestade em que ocorram ventos muito fortes.
O Mercado Municipal de Caminha foi inaugurado em meados de agosto de 2023, pondo cobro a uma lacuna com mais de quatro décadas, uma vez que o Mercado que existia, além de não ter condições minimamente aceitáveis para o público e para os comerciantes, já tinha sido edificado como provisório. A condição arrastou-se e terminou com este investimento, de cerca de 600 mil euros, que se traduz numa estrutura moderna, ampla e bem equipada, que dignifica também uma importante entrada da Vila de Caminha, pela zona ribeirinha.
O Mercado Municipal de Caminha é da autoria dos arquitetos Rui Rosado Correia e Tiago Sousa. O complexo é composto por uma série de colunatas que permitem a transparência do mercado e ao mesmo tempo protegem do sol as pessoas que ali trabalham. O equipamento tem sido referenciado como modelo em várias revistas especializadas da área da arquitetura.

Ningún comentario:
Publicar un comentario