Câmara dotou Pavilhão Municipal de Caminha Fernando Lima de iluminação LED inovadora, eficiente e mais ecológica
• Requalificação do equipamento é mais vasta, com investimento total superior a 200 mil euros, no âmbito de candidatura aprovada
Infogauda / Caminha
A Câmara Municipal substituiu a iluminação do Pavilhão Desportivo Municipal de Caminha Fernando Lima, dotando o equipamento de tecnologia LED, inovadora, eficiente e mais ecológica. O investimento foi de cerca de 80 mil euros e enquadrado numa candidatura que o Município viu aprovada: NORTE2030-FEDER-02231200 - Requalificação e Modernização do Pavilhão Municipal de Caminha - Equipamentos Desportivos, que é mais vasta e assegura um investimento total superior a 200 mil euros.
A substituição da iluminação por tecnologia LED tem em conta três regimes de utilização (treino, competição e transmissão televisiva). Trata-se de uma solução inovadora, que permite otimizar o consumo de energia e adaptar a iluminação às necessidades específicas de cada atividade. A utilização de sistemas de controlo inteligente da iluminação reforça o caráter inovador desta solução, permitindo a regulação automática.
A intervenção tem dois objetivos fundamentais. Por um lado, reduzir o consumo de energia do Pavilhão Municipal em 40% até 2026, através da implementação de medidas de eficiência energética, como é a substituição da iluminação por tecnologia LED com os três regimes de utilização, a instalação de painéis fotovoltaicos e a otimização dos sistemas de climatização.
O segundo objetivo tem em vista aumentar a frequência de utilização do equipamento em 25% até 2027, através da diversificação da oferta de atividades desportivas e culturais, da promoção da acessibilidade universal e da organização de eventos de maior dimensão e atratividade.
A intervenção realizada tem subjacente a intenção de dar um elevado contributo para melhorar a qualidade de vida da população residente, aumentar a eficiência energética do edifício, reduzir disparidades territoriais no acesso a equipamentos desportivos qualificados, promover a equidade no acesso à prática desportiva, potenciar o desenvolvimento socioeconómico da região, diminuir a pegadas de carbono e contribuir para a atenuação das alterações climáticas.
A Câmara Municipal acredita que a intervenção global, proposta e aprovada nesta candidatura, terá um elevado impacto na qualidade de vida, já que a requalificação do Pavilhão Municipal promoverá a saúde, o bem-estar e a coesão social.
Há ainda um efeito positivo na dinamização social e económica, uma vez que o projeto contribui para a dinamização social e económica do concelho, atraindo eventos, criando emprego e promovendo o turismo.
A nível ambiental, é de salientar o caráter sustentável do projeto, com a implementação de medidas de eficiência energética e a utilização de materiais ecológicos.
De salientar também o alinhamento do projeto com as políticas públicas de desenvolvimento regional e de promoção da equidade e coesão territorial. Conforme foi sublinhado na candidatura, “o projeto responde de forma fundamentada à priorização de necessidades territoriais, contribuindo significativamente para a redução de disparidades e promoção da equidade no acesso a equipamentos desportivos de qualidade”.
O investimento total é de 216 263,44 €, sendo igual ao valor do investimento elegível. O cofinanciamento FEDER é concretizado à taxa de 81,38%: 175 992,59€. Em causa está a candidatura NORTE2030-FEDER-02231200 - Requalificação e Modernização do Pavilhão Municipal de Caminha - Equipamentos Desportivos.
Ningún comentario:
Publicar un comentario