HabitArcos apoiou 215 famílias arcuenses em 2024
María Joâo Brito / Arcos de Valdevez
O Município de Arcos de Valdevez tem vindo a intensificar os seus esforços no âmbito da promoção da habitação a preços acessíveis. O objetivo é melhorar o acesso das famílias a condições de habitabilidade condignas e adequadas às suas necessidades e rendimentos.
Com todas as medidas criadas pelo Município foi possível apoiar, no último ano (2024), cerca de 215 famílias residentes no concelho, num investimento total que rondou os 185.000 euros.
Ao nível do Programa de Apoio à Recuperação Habitacional de Estratos Sociais Desfavorecidos foram apoiadas, no último ano, 15 famílias, num valor total de 124.300 euros. O Município de Arcos de Valdevez já apoiou, com este programa, 246 agregados familiares, num total de 468 pessoas, cujo investimento global foi de 2 Milhões de Euros.
No que diz respeito ao Programa “Subsídio ao Arrendamento Habitacional” que prevê a atribuição de um apoio económico mensal, para ajudar as famílias no pagamento da renda de casa, no último ano, foram atribuídos subsídios a 50 famílias num valor de 55 630€.
Relativamente ao Programa RAV - Arrendamento Acessível em Valdevez, através do qual o Município arrenda habitações para posterior subarrendamento, foi possível em 2024, contratar 5 fogos, tendo sido já subarrendados a 5 agregados familiares, num investimento no valor de 4500€, o qual tem retorno através do pagamento das rendas pelos respetivos agregados.
Já no que concerne ao Programa Municipal de Arrendamento Jovem, o Município tem 8 fogos destinados a este fim, estando atualmente todos ocupados, tendo já sido apoiados por este programa, desde a sua implementação em 2019, 14 agregados jovens.
Ao nível do Arrendamento Apoiado, o Município gere os 72 fogos de habitação social de que é proprietário (58 T3 e 14 T2) e que atualmente alojam 72 famílias e 144 pessoas.
No último ano, isentou ainda das tarifas de água e saneamento 11 famílias, e, ao nível da isenção das taxas relativas à aquisição de habitação própria permanente 60 agregados.
Estas ações constam da Estratégia Local de Habitação para melhorar o acesso à habitação a preços acessíveis em Arcos de Valdevez.
Ningún comentario:
Publicar un comentario