PLATTA – Festival Transfronteiriço de Teatro Amador no próximo fim de semana em Arcos de Valdevez
María Joâo Brito / Arcos de Valdevez
A Casa das Artes acolhe, no próximo fim de semana, a segunda edição do PLATTA – Festival Transfronteiriço de Teatro Amador, iniciativa que nasceu em 2024 e que reúne companhias de ambos os lados da fronteira: o Grupo Atrezo (Galiza), o Grupo Fénix Teatro (Zamora) e o Grupo Teatro d’Água (Portugal).
Sinopses:
Silencio
Se cada vez que queremos sair das normas, do que dita a moral, dizem-nos SILENCIO.
Se os que supostamente têm que cuidar-nos, proteger-nos constroem armadilhas e ordenam SILENCIO. Se fizermos caso e nos calarmos só ficará o SILENCIO…. Rompamos O SILENCIO.
Terapia
Quem é o louco? Essa é a questão, e a resposta deixa espaço para, pelo menos, uma grande questão.
A peça apresenta esta realidade e fá-lo apelando à comédia, à insensatez que provoca o riso, de modo a aliviar um pouco a angústia que nos causa.
O médico e o seu paciente tentam encontrar as respostas. Será que as vão encontrar?
"Os sãos não são aqueles que não veem as coisas... são aqueles que as veem como todos os outros, mas permanecem em silêncio".
A Casa de Bernarda Alba
Após a morte do segundo marido, Bernarda Alba impõe um luto rigoroso de oito anos às suas cinco filhas, confinando-as dentro de casa e controlando todos os aspetos das suas vidas. A casa transforma-se num espaço de repressão, silêncio e tensão crescente. A presença invisível de Pepe el Romano, pretendente da filha mais velha, desperta ciúmes e rivalidades, revelando os desejos reprimidos, as frustrações e os conflitos internos de cada personagem. Obra-prima do teatro espanhol, A Casa de Bernarda Alba, escrita por Federico Garcia Lorca, é uma crítica poderosa à opressão feminina, às convenções sociais rígidas e à tirania familiar.
Entrada gratuita.
Bilhetes disponíveis para levantamento 30 minutos antes do evento.
Ningún comentario:
Publicar un comentario