Reconhecimento das Fronteiras entre Lobios, Entrimo (Espanha) e Arcos de Valdevez (Portugal)
Arcos de Valdevez, no distrito de Viana do Castelo, e Lobios e Entrimo, na província de Ourense, Galiza, voltaram a assinar as atas de vistoria de fronteira
Foto: C.M. A. de V.
María Joâo Brito / Arcos de Valdevez
Todos os anos, durante o mês de agosto, os municípios raianos unem-se para renovar o reconhecimento da fronteira entre Portugal e Espanha, em cumprimento do Tratado de Limites de 29 de setembro de 1864.
Este ano, Arcos de Valdevez, no distrito de Viana do Castelo, e Lobios e Entrimo, na província de Ourense, Galiza, voltaram a assinar as atas de vistoria de fronteira, num gesto que combina tradição, diplomacia e cooperação transfronteiriça.
A assinatura das atas é uma prática anual determinada pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal e pelo Ministerio de Relaciones Exteriores de España. Mas vai muito além da formalidade: é também um momento de confraternização, diálogo e troca de experiências sobre temas que interessam a ambos os lados da fronteira.
Ao longo dos anos, esta colaboração tem dado frutos concretos, impulsionando projetos de valorização da região e iniciativas conjuntas para atrair investimentos e promover o desenvolvimento sustentável desta zona transfronteiriça
Ningún comentario:
Publicar un comentario