Festas de Nossa Senhora da Lapa estão a decorrer com grande animação
O programa das festividades, que decorre até 10 de agosto, é marcado por uma rica e diversificada programação cultural, religiosa e popular
Foto: C.M.A. de V.
María Joâo Brito / Arcos de Valdevez
As tradicionais Festas de Nossa Senhora da Lapa tiveram início no passado sábado em Arcos de Valdevez, com um ambiente de grande animação proporcionado pela atuação das Rusgas Populares.
A abertura oficial foi conduzida pelo Presidente da Câmara Municipal, Olegário Gonçalves, num momento simbólico que marcou o arranque das Festas Maiores do Concelho. Na sua intervenção, o autarca deu as boas-vindas à população e deixou uma mensagem especial aos emigrantes, cuja presença nesta altura do ano é sempre motivo de alegria. Desejou-lhes um período de férias sereno e feliz, enaltecendo o reencontro com as suas raízes e o calor da terra natal.
O programa das festividades, que decorre até 10 de agosto, é marcado por uma rica e diversificada programação cultural, religiosa e popular. No domingo teve lugar o Festival Folclórico “Terras de Valdevez”, seguindo-se os Cantares ao Desafio e a atuação do grupo Curtisom.
Hoje, 5 de agosto, celebra-se o Dia do Emigrante, com o Festival da Diáspora e a atuação da banda Ympério Show. Na quarta-feira, 6 de agosto, sobe ao palco o Festival Internacional “O Mundo a Dançar”, seguido do grupo Kalhambe. O dia 7 reserva o Concurso Agrícola, o concerto dos Calema e o espetáculo do grupo Show Band. O Cortejo Etnográfico e a atuação de Carlos Rodrigues animam o dia 8. No dia 9, a festa continua com grupos de Bombos, o tradicional Malha-Malha e a Festa do Rio, com barcos alegóricos a desfilar pelo Vez.
As festividades culminam a 10 de agosto, com as celebrações religiosas — incluindo a Eucaristia e a Procissão Solene —, a atuação da Banda Musical de Arcos de Valdevez, e do grupo Zézé Fernandes.
Em paralelo, o Ecoparque do Vez, acolherá entre os dias 7 e 10 de agosto, o “Ínsua do Vez”, o festival de música eletrónica que promete voltar a agitar a vila de Arcos de Valdevez.
Organizadas pela Associação Folia, com o apoio da Câmara Municipal, estas festas representam o ponto alto do calendário festivo do concelho, reunindo milhares de visitantes, turistas e emigrantes, num espírito de celebração, tradição e comunidade.
Ningún comentario:
Publicar un comentario