8 de xul. de 2025

VILA NOVA DE CERVEIRA

Autarquia reforça apoio aos Bombeiros Voluntários com nova viatura para transporte de doentes     


Uma nova viatura para o transporte de doentes, entregue recentemente aos Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Cerveira
Foto: C.M. V. de C.

Irene Pinheiro / Vila Nova de Cerveira

 A Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira reforçou o seu compromisso com a proteção e o bem-estar da população, através da aquisição de uma nova viatura para o transporte de doentes, entregue recentemente aos Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Cerveira.     

 Com um investimento de cerca de 57 mil euros, integralmente financiado pela autarquia, esta viatura vem responder às crescentes exigências dos diversos serviços prestados pela corporação cerveirense, contribuindo para a modernização da frota e a melhoria das condições de transporte dos utentes, nomeadamente nas áreas da fisioterapia e hemodiálise. O novo veículo está ainda adaptado para o transporte de pessoas em cadeira de rodas, garantindo mais conforto e acessibilidade.     

 A entrega da viatura decorreu na semana passada e contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal, Rui Teixeira, que sublinhou a importância deste apoio: “Todos os apoios destinados aos bombeiros voluntários nunca são demais, porque está em causa um trabalho altruísta e de missão para com a proteção das nossas populações e os seus bens. Por isso, precisam de ter as melhores condições humanas, materiais e formativas para continuar a prestar um bom serviço”. Acrescentou ainda que “as portas da autarquia estão sempre abertas ao diálogo e à avaliação das necessidades, seja para os bombeiros, seja para qualquer outra coletividade do concelho”.  

 A este apoio somam-se outros investimentos já realizados pela autarquia. Em 2022, foi atribuído um apoio financeiro de cerca de 30 mil euros para a aquisição de uma Viatura Dedicada ao Transporte de Doentes (VDTD). Paralelamente, entre 2023 e 2024, foi concedido um apoio extraordinário de aproximadamente 5.500 euros destinado à formação de elementos da corporação no curso de Tripulante de Ambulância de Socorro (TAS), reforçando as competências dos operacionais.     

 De salientar ainda que, desde 2022, o subsídio anual da Câmara Municipal aos Bombeiros Voluntários foi aumentado em 12 mil euros, passando de 63 mil para 75 mil euros, num claro reconhecimento do papel essencial que desempenham na segurança e socorro das populações.

Ningún comentario:

Publicar un comentario