Exposição Assim no Mar como na Terra de Helder Luís
• Na Casa do Salva-Vidas, em Vila Chã, Vila do Conde
Infogauda / Vila do Conde
A exposição será inaugurada este domingo, 25 de Maio, pelas 14:30 e estará aberta ao público até dia 30 de Setembro de 2025.
A exposição está integrada no programa da Semana do Pescador de Vila do Conde.
Assim no Mar como na Terra é um projeto de fotografia documental que explora a relação da comunidade piscatória de Vila Chã com o mar e a terra. Através das fotografias, pretende-se revelar a vida de homens e mulheres, embarcações e as artes tradicionais de pesca que sustentam uma ligação ancestral ao mar.
O projeto procurará também documentar a apanha do argasso e as práticas agrícolas de subsistência, evidenciando como a comunidade concilia estas atividades com resiliência e sabedoria, preservando um modo de vida profundamente enraizado na sua identidade cultural.
Este trabalho propõe também uma reflexão sobre a situação atual da comunidade, estabelecendo pontes com o seu passado e evidenciando as transformações trazidas pelo tempo e pelas mudanças no setor piscatório, como a emigração e o abandono da pesca pelos mais jovens, ameaçando a continuidade deste modo de vida tradicional.
Destaca-se, ainda, o papel fundamental das mulheres, que assumem funções essenciais tanto no mar como em terra, assegurando a continuidade das tradições e a coesão social desta comunidade à beira-mar.
Fotografada entre 2020 e 2022, esta exposição é um ponto de partida, uma primeira aproximação, iniciando o diálogo com a comunidade e lançando as bases para a continuidade do projeto, abrindo caminho para um futuro livro que reunirá de forma mais extensa e profunda os modos de vida, memórias e transformações desta comunidade.
Ningún comentario:
Publicar un comentario