Palco das Artes passa a receber ‘ETC… Encontros de Teatro de Cerveira’
Irene Pinheiro / Vila Nova de Cerveira
Mantém-se a essência do evento, mas num novo espaço. Em março, o teatro volta a ser a arte performativa destacada em Vila Nova de Cerveira, com a já habitual e bem-sucedida programação do ‘ETC… Encontros de Teatro de Cerveira’, transferindo-se do Cineteatro para o moderno, cómodo e amplo Palco das Artes. São quatro espetáculos diferentes para vários públicos partilharem a celebração do talento e da criatividade.
Marco de uma nova era na programação cultural do concelho, do Alto Minho e da Galiza-Norte de Portugal, o novo auditório polivalente do Palco das Artes apresenta-se como o local ideal para acolher os ‘ETC…’, colocando ao dispor das companhias de teatro convidadas a vertente tecnológica, digital e inovadora, além da maior capacidade de lugares disponíveis (400 ).
Assim, o arranque da edição 2025 do ‘ETC…’ acontece no dia 8 de março, com um dos contos de fadas mais populares da literatura ocidental – ‘Branca de Neve’, revisitado numa produção criativa da Jangada Teatro. Através do teatro com marionetas, o público é convidado a recordar o clássico homónimo dos irmãos Grimm, relembrando os papéis da madrasta malvada, do espelho mágico, da maçã envenenada, dos sete anões bondosos, do príncipe gracioso e… de um final feliz.
A 15 de março, é a vez da companhia Historoscópio Teatro de Marionetas apresentar ‘O Rei e as Moscas’, um divertido conto de fadas às avessas onde tudo pode acontecer, despertando o interesse do público infantil (+3 anos) e familiar. Num tom cómico e interativo, o espetáculo desafia o público a olhar para as fadas e para as suas histórias com outros olhos, pois “era uma vez um Rei que gostava de ir à janela do seu castelo para contemplar o seu belo reino. Porém, um dia, quando o Rei abriu a janela, entraram duas moscas. Desse dia em diante tudo mudou! Nunca mais nem o Rei, nem o reino voltaram a ser como dantes”.
Para 22 de março, risadas e gargalhadas vão fazer-se ouvir no Palco das Artes com ‘O Jantar’, do Gato Escaldado Companhia de Teatro. Classificada para maiores de 14 anos, esta divertida comédia de enganos começa com uma noite de JANTAR entre amigos, com segredos antigos e paixões ocultas, trazendo à tona uma série de confusões e revelando uma intricada teia de desejos e rivalidades.
Para encerrar esta jornada teatral, no dia 23 de março, a Eurocidade promove o concurso “Namorar em Sintonia”, um projeto dinâmico protagonizado por jovens de Cerveira e de Tomiño. Com foco na temática da violência no namoro, cada peça apresentada despertará momentos de reflexão e consciencialização sobre esta questão social relevante, e no final, serão premiados os três grupos mais votados por um júri. Esta iniciativa enquadra-se na operação Rede Gov Minho, cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através INTERREG V-A POCTEP.
De entrada gratuita, mas sujeita à lotação do espaço, os ‘ETC… Encontros de Teatro de Cerveira’25’ continuam a emocionar um público já fidelizado e a cativar novos interessados, reforçando a importância desta arte como forma de expressão e diálogo.
Ningún comentario:
Publicar un comentario